Iphan participa do 58º Aniversário do Instituto Histórico e Geográfico de Igarassu

publicado em 21 de maio de 2011, às 15h40

 

A comemoração acontecerá no sábado 28 de maio de 2011, às 19h, na Casa do Patrimônio / Iphan em Igarassu, Pernambuco, no Sobrado do Imperador, sito à rua Barbosa Lima, 122, Sítio Histórico.

Neste mês de maio o Instituto Histórico e Geográfico de Igarassu passou a realizar, na sala de reuniões do Sobrado do Imperador, o encontro mensal do seu Conselho Diretor, que acontece sempre no primeiro domingo de cada mês. Esta parceria não apenas contribui com a dinamização da Casa do Patrimônio e a maior aproximação do Iphan com a cidade e sua comunidade, mas também resgata um dos usos que o Sobrado tinha na década de 1950, quando abrigava o Instituto Histórico de Igarassu, o Museu do Instituto e a Câmara Municipal.

O Instituto Histórico e Geográfico de Igarassu
“Sua criação foi prevista, em 06 de maio de 1952, por meio da Resolução nº 24 da Câmara Municipal de Igarassu. Em 23 de maio de 1953, em reunião realizada no edifício histórico conhecido como Sobrado do Imperador, na sala Santo Antônio, destinada às reuniões da Câmara Municipal de Igarassu, sob a presidência do Dr. Benjamin de Morais Cavalcanti, Juiz de Direito da Comarca, foi fundado solenemente o Instituto Histórico, objetivando a preservação e o estudo da história do povo Igarassuense. Em 1979 fecha as portas, e em 1998, após um longo período adormecido, retorna seus trabalhos por intermédio de um grupo de dedicados cidadãos, defensores da história do povo de Igarassu, liderados pelo Historiador Guilherme Jorge Paes Barrêtto Neto, que, atendendo a proposta do Professor Fernando Fernandes de Melo, reativou o Instituto. Na ocasião foi organizada a Comissão Provisória, que realizou, dias depois, a eleição para compor a primeira diretoria após a reativação. Já em 2006, a instituição realiza uma reformulação do seu estatuto, visando adequar as normas do novo Código Civil vigente, passando a denominar-se, após proposta feita pelo Professor Valbério Cavalcanti, e aprovada em reunião, Instituto Histórico e Geográfico de Igarassu”.

Compartilhar
Facebook Twitter Email Linkedin