Mercosul debate itinerário cultural da Região das Missões

publicado em 20 de maio de 2011, às 15h44

 

Durante a Presidência protempore paraguaia do Mercosul, o Brasil promove encontro internacional para impulsionar a reflexão sobre o Itinerário Cultural da Região das Missões.

Entre os dias 23 e 26 de maio, os países do Mercosul estarão reunidos em Foz do Iguaçu, no Paraná, para um encontro técnico internacional quando discutirão sobre o Projeto Regional de Itinerário Cultural da Região das Missões. O encontro será no Ecomuseu de Itaipu e visa ampliar o debate sobre as Missões, tema que será encaminhando à IV Reunião da Comissão de Patrimônio Cultural do Mercosul, prevista para 31 de maio e 1º de junho deste ano, em Assunção, no Paraguai. O encontro internacional promovido pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), conta com o apoio e suporte Agência Brasileira de Cooperação – ABC e Itaipu Binacional. Participarão representantes governamentais das áreas de patrimônio cultural do Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai, além da Bolívia.

O conceito de Itinerário Cultural é uma referência aos caminhos que ao longo do tempo exerceram influência na formação cultural de uma sociedade, produzindo formas de expressão próprias, diferentes das utilizadas em cada lugar. O Comitê Internacional de Itinerários Culturais do ICOMOS entende que o significado de Itinerário Cultural vai além da soma de elementos como lugares, paisagens e sítios, mas incorpora o espírito intangível e histórico que une esses elementos em um todo. Dessa forma, o Itinerário Cultural das Missões envolve todo o trajeto que une os países do Mercosul através da cultura e dos costumes característicos do período da colonização e que, ainda hoje, possui expressões culturais próprias, apesar das peculiaridades dos povos e das sociedades estabelecidas ao longo desse trajeto. Assim, definir o Itinerário Cultural da Região das Missões é um trabalho conjunto
pela identidade regional desde a diversidade e pluralidade existente na América do Sul.

Os objetivos principais dos debates são o de promover o desenvolvimento do projeto regional, com vistas a incentivar a integração dos valores culturais e valorizar as heranças e características comuns dos países na Região. Os países também vão fomentar o conhecimento sobre a diversidade cultural da Região e valorizar o patrimônio comum já reconhecido. A proposta, nesse projeto, também é identificar o itinerário cultural da Região das Missões para promover uma ação de desenvolvimento regional sustentável, proporcionando, entre outros aspectos, a preservação e salvaguarda do patrimônio cultural, a valorização dos recursos turístico-culturtais existentes e, principalmente, a melhoria da qualidade de vida das comunidades detentoras do patrimônio existente na Região.

A iniciativa se apóia nas decisões tomadas pelos Ministros de Estado da Cultura do Mercosul, estabelecidas em 2006, visando desenvolver instrumentos de integração, intercâmbio de experiências e cooperação regional, a partir do patrimônio cultural. Neste sentido, o Mercosul Cultural se converte em uma ponte, sendo a Cultura e o Patrimônio veículos de integração fundamental.

 

Compartilhar
Facebook Twitter Email Linkedin