Iphan realiza visita técnica à obra de Burle Marx na Venezuela

publicada em 19 de outubro de 2014, às 14h29

 

Atendendo ao convite da PDVSA La Estância, órgão social e cultural da empresa Petróleo de Venezuela, o Assessor Internacional do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), Marcelo Brito, e a diretora do Sítio Roberto Burle Marx, Claudia Maria Pinheiro, farão visita técnica a capital Caracas de 19 a 24 de outubro, para participar de reuniões de trabalho com vistas à possível colaboração institucional ao projeto de Reabilitação Integral dos Pátios Ornamentais do Parque do Leste Generalíssimo Francisco de Miranda, obra do arquiteto brasileiro Roberto Burle Marx naquele país.

Entre os objetivos da visita está a definição de possível apoio colaborativo e assistência técnica específica, e realização de intercâmbio de informações, com destaque à atuação do Burle Marx na Venezuela. Na agenda estão previstas a apresentação da proposta pela PDVSA para a obra, discussões sobre possíveis iniciativas conjuntas, visita aos pátios ornamentais do parque, bem como reuniões com o projetista da equipe do Burle Marx o John Stoddart e com a Gerente Geral da PDVSA La Estancia, Beatrice Sansó de Ramírez. O cronograma inclui o desenho para futuros acordos e programação conjunta para uma Exposição Itinerante sobre a obra do renomado paisagista brasileiro.

A visita à Venezuela é mais uma atividade do Iphan, o qual tem sido demandado por países da região para a prestação de assistência técnica especializada em função de sua expertise e conhecimento acumulado no campo da preservação e salvaguarda do patrimônio cultural. Esta atuação, especialmente no que se refere à cooperação técnica e troca de experiências, está apontada no Plano Diretor de Internacionalização da Cultura Brasileira do Ministério da Cultura.

Compartilhar
Facebook Twitter Email Linkedin