Iphan restaura igreja e capela em Angra dos Reis-RJ

publicado em 09 de maio de 2011, às 15h19

 

O Iphan-RJ concluiu a restauração de dois importantes monumentos históricos de Angra dos Reis. A Igreja de Santa Luzia e a capela do Bonfim foram entregues depois de obras de recuperação, que duraram do final de 2010 até o início deste ano a um custo total de pouco mais de 392 mil reais.

A Igreja de Santa Luzia – cuja provedora é a Irmandade do Glorioso São Benedito - possui um acervo de documentos do século XIX que atualmente passa por processo de higienização e acondicionamento, também custeado pelo Iphan-RJ. Com as obras concluídas, as duas igrejas puderam participar do roteiro dos festejos religiosos em louvor a São Benedito, que tradicionalmente ocorrem em Angra dos Reis logo após a Semana Santa e que se constituem numa das maiores expressões da religiosidade popular de origem negra no Brasil, desde a época da colônia.

OBRAS DE REPARO
Os serviços de reparo e conservação, contratados pela Superintendência do Iphan no Rio de Janeiro, consistiram - em ambas as igrejas -, na recuperação e substituição de forros, cimalhas e cobertura (telhas e madeiramento); na capela do Bonfim, na recuperação estrutural do alpendre (varanda coberta defronte à capela), com realinhamento de sua cobertura e reaprumo de seus pilares.

A Igreja de Santa Luzia foi construída a partir de 1630, enquanto a capela do Bonfim na década de 1780. Ambas foram reconhecidas como Patrimônio Cultural Brasileiro em 1954, em processos de tombamento que incluíram seus acervos de imagens religiosas. Ambas foram tombadas pelo Iphan por sua importância artística.

Mais informações:
Assessoria de Imprensa Iphan-RJ
Telefone: (21) 2233-6334
Chico Cereto e Ricardo Portugal.

 

Compartilhar
Facebook Twitter Email Linkedin