Em cartaz no CNFCP, exposição "As muitas faces de Jorge" traz aspectos da devoção ao santo guerreiro

publicado em 19 de abril de 2011, às 17h12

 

O Centro Nacional de Folclore e Cultura Popular apresenta a exposição As muitas faces de Jorge, que será inaugurada no dia 28 de abril, quinta-feira, às 18h, na Galeria Mestre Vitalino, do Museu de Folclore Edison Carneiro, e permanecerá em cartaz até o dia 31 de julho.

A mostra traz os aspectos da devoção a São Jorge, indagando quem é Jorge da Capadócia, o que a fé nesse santo guerreiro impulsiona, como se manifesta e é vivida, principalmente na cidade do Rio de Janeiro, local onde a sua devoção é especialmente expressada. A exposição reúne representações de artistas populares de diversas localidades do Brasil que integram os acervos do Museu de Folclore Edison Carneiro e da Biblioteca Amadeu Amaral, do CNFCP, e do acervo pessoal do pesquisador Ricardo Gomes Lima.

O filme Uma festa para Jorge, dirigido por Isabel Joffily e Rita Toledo, produzido para a série Doc. TV, em 2009, será exibido na mostra durante a sua temporada. Na abertura da exposição, haverá também roda de samba com o grupo Capoeira Popular Brasileira, das 18 às 20 horas. O coquetel de inauguração contará com a temática de comida de boteco.

Serviço:
As muitas faces de Jorge
Data:
28 de abril de 2011
Horário: às 18h
Período: Até 31 de julho de 2011.
Local: Galeria Mestre Vitalino - Centro Nacional de Folclore e Cultura Popular - Rua do Catete, 179 (metrô Catete), Rio de Janeiro.
Funcionamento: Terça a sexta-feira, das 11 às 18h
                             Sábados, domingos e feriados, das 15 às 18h

Realização
Centro Nacional de Folclore e Cultura Popular (CNFCP)

Informações
Setor de Difusão Cultural
(21) 2285-0441, ramais 204, 205 e 206
difusão.folclore@iphan.gov.br, www.cnfcp.gov.br

Sobre o CNFCP
O Centro Nacional de Folclore e Cultura Popular é uma Instituição vinculada ao Iphan, e responsável por promover ações que busquem, por meio de pesquisa e documentação, conhecer as realidades específicas em que ocorrem as mais diversas expressões do fazer brasileiro, procurando acompanhar as constantes transformações por que passam, bem como apoiar e difundir os processos culturais populares, propondo e conduzindo ações para sua valorização e difusão.

 

Compartilhar
Facebook Twitter Email Linkedin