PAC Cidades Históricas irá financiar requalificação de rua histórica de São Luís

A Rua Grande, uma das mais emblemáticas do centro histórico de São Luís (MA), será totalmente requalificada com recursos do PAC Cidades Históricas. A ordem de serviço foi assinada na tarde desta quinta-feira, dia 26 de março, em solenidade que teve a participação do ministro da Cultura, Juca Ferreira, do governador do Maranhão, Flávio Dino, do prefeito de São Luís, Edivaldo Holanda Júnior, e da presidenta do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), Jurema Machado, do diretor do PAC Cidades Históricas/Iphan, Robson de Almeida, e da Superintendente do Iphan-MA, Kátia Bogea. Serão investidos R$ 28,6 milhões na requalificação.

No evento, que integra a edição da Caravana da Cultura no Maranhão, também foram firmados termos de cooperação entre o Iphan e a Vale para execução da exposição permanente da Casa do Tambor de Crioula no Maranhão e para a restauração da locomotiva Benedito Leite, fabricada em 1913 e a primeira a circular na estrada de ferro São Luís-Teresina.

"Esses investimentos representam para cultura da cidade, para a memória da cidade, para as pessoas que vivem aqui e para os visitantes a preservação de um ativo importante da atividade turística. O turismo vive da natureza e da cultura", afirmou o ministro da Cultura, Juca Ferreira.

Antigo Caminho Grande, a Rua Grande integra o traçado urbano deixado pelo engenheiro militar português Francisco Frias de Mesquita após a expulsão dos franceses, em 1616. Atualmente, é o coração do centro da cidade, reconhecida pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) como Patrimônio Mundial.

Em função de sua importância para o comércio, das referências históricas e, principalmente, pela sustentabilidade que as atividades econômicas e de geração de emprego e renda trazem para a cidade e para o centro histórico, a rua foi inserida no PAC Cidades Históricas como a obra de maior relevância e de impactos positivos para a população de São Luís.

A ordem de serviço prevê o embutimento da fiação aérea e lógica, drenagem profunda e esgotamento sanitário e arquitetônico, com novos equipamentos urbanos, piso e acessibilidade. A previsão do início das obras é agosto de 2015. Segundo a presidenta do Iphan, Jurema Machado, a obra vai atingir os 800 metros da rua que “é a área comercial mais importante do centro histórico, que garante a vitalidade deste centro histórico".

Locomotiva Benedito Leite
Serão investidos R$ 150 mil na restauração da locomotiva, que foi a primeira da estrada de ferro São Luís-Teresina. Fabricada na Alemanha pela Hannoversche Maschimenbau AG Hanomag, atualmente se encontra na antiga Estação João Pessoa, em São Luís.

A locomotiva possui inestimável valor histórico nacional, regional e municipal, configurando-se em importante e significativo elemento da memória ferroviária, bem como testemunho material da implantação da ferrovia no Maranhão durante o final do século XIX e início do XX.

A estrada de ferro São Luís-Teresina teve papel de destaque no rompimento do histórico isolamento do sertão maranhense e no desenvolvimento do interior do estado, facilitando o escoamento de mercadorias, como algodão e arroz, produzidas na área rural. Dentro desse processo, a ferrovia se tornou depositária de um grande número de construções predominantemente do início do século XX, como pontes, estações, oficinas, escolas, casas de operários, armazéns e caixas d'água erguidas durante a expansão da rede.

Tambor de Crioula
O Iphan registrou, em 2007, o Tambor de Crioula como Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil. Desde então, o Instituto, em parceria com entidades representativas do bem cultural registrado e instituições públicas, vem atuando para promover a salvaguarda desse patrimônio maranhense, que se tornou nacional.

Nesse sentido, o Instituto irá realizar, em parceria com a Vale, obras de restauração do imóvel que abrigará o Centro de Referência Casa do Tambor de Crioula, com entrega prevista para setembro deste ano. No local, será montada exposição permanente com elementos que expressem os vários aspectos da manifestação cultural, a exemplo da plasticidade, ludicidade e religiosidade. O investimento será de R$ 150 mil.

Conversa com a produção local
Depois das assinaturas, o ministro Juca Ferreira teve uma rápida conversa com artistas, gestores e produtores culturais locais. 

O ministro destacou a intenção  da pasta de ampliar e qualificar a relação com Pontos de Cultura do Maranhão e de todo o Brasil e desburocratizar a relação com eles. Também foram levantadas questões sobre a reforma da política de incentivo, atenção aos indígenas e ao Sistema Nacional de Cultura. 

A iniciativa faz parte da estratégia da atual gestão de fortalecer a participação social na discussão de temas culturais relevantes e na produção de políticas públicas para setor.

Sobre o PAC Cidades Históricas
O PAC Cidades Históricas é uma ação intergovernamental articulada com a sociedade civil para preservar o patrimônio brasileiro, valorizar a cultura e promover o desenvolvimento econômico e social com sustentabilidade e qualidade de vida para os cidadãos.

O programa é uma importante conquista e consolida significativos resultados obtidos a partir do incremento das políticas culturais no Brasil, em especial da implementação do Programa Monumenta, o qual promoveu impactos muito positivos para as comunidades de 26 municípios beneficiados.

Ampliar a abrangência dessa estratégia de desenvolvimento para posicionar o patrimônio cultural como eixo indutor e estruturante é o objetivo do PAC Cidades Históricas, que atuará, inicialmente, em 44 cidades de 20 estados da Federação, com a disponibilização total de R$ 1,9 bilhão até 2015, sendo R$ 1,6 bilhão para obras públicas. Os outros R$ 300 milhões estão destinados a uma linha de crédito para proprietários de imóveis de cidades tombadas pelo Iphan.

Fonte: Iphan-MinC

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