Enredo de Carnaval da São Clemente recebe chancela do Iphan

publicado em 02 de março de 2011, às 14h21

 

“O seu, o meu, o nosso Rio, abençoado por Deus e bonito por natureza”. Este é o enredo que o G.R.E.S. São Clemente leva para a Avenida Marquês de Sapucaí, no Carnaval 2011. A agremiação será a primeira a desfilar no dia 6 de março, domingo.

A iniciativa recebe a chancela e o apoio do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). O tema é uma ideia original de Mauro Chaves, técnico do órgão federal que cuida do patrimônio histórico e cultural brasileiro.

O desfile da São Clemente vai ajudar a divulgar e fortalecer a candidatura da cidade do Rio de Janeiro a Patrimônio Mundial, na categoria “paisagem cultural”, em eleição promovida pela Unesco, órgão das Nações Unidas que cuida da Educação, Ciência e Cultura.

Coube ao Iphan, nesse processo, a elaboração do dossiê da candidatura, objetivando a promoção da imagem da cidade, valorizando sua excepcional paisagem cultural entre o mar e as montanhas a partir da intervenção humana, que confere ao Rio de Janeiro o já consagrado título de Cidade Maravilhosa.

O dossiê do Iphan já foi enviado ao Comitê do Patrimônio Mundial da Unesco, em Paris, e caso seja eleito, o Rio será a primeira cidade do mundo a ser elevada à categoria de Paisagem Cultural. A candidatura torna-se ainda mais importante se considerarmos algumas recentes conquistas, como sediar a Copa do Mundo de 2014 e os Jogos Olímpicos de 2016.

Samba, patrimônio cultural imaterial do Brasil
As matrizes do samba no Rio de Janeiro, Partido Alto, Samba de Terreiro e Samba-Enredo foram registradas pelo Iphan como patrimônio cultural imaterial do Brasil em 2007. Tais manifestações culturais contribuem para a integração social e cultural das camadas mais pobres, tornando-se um meio de expressão dos anseios de segmentos da sociedade e elemento fundamental da identidade nacional.

Entre os 11 bens reconhecidos como patrimônio imaterial, destacam-se algumas das várias formas de samba dançadas no território nacional. Já receberam o título o samba de roda no Recôncavo Baiano, o tambor de crioula no Maranhão e o jongo no Sudeste.

Mais informações:
Assessoria de Imprensa do Iphan-RJ
Chico Cereto e Ricardo Portugal
Telefone: (21) 2233-6334

 

Compartilhar
Facebook Twitter Email Linkedin