Iphan apresenta Plano de Mobilidade e Acessibilidade à população de Paranaguá-PR

publicado em 24 de janeiro de 2011, às 16h47

 

Preservação e mobilidade. Com esses objetivos o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), por meio do seu Programa de Mobilidade e Acessibilidade em Áreas Tombadas, apresenta para a população de Paranaguá-PR propostas para melhorias na mobilidade e acessibilidade.

Na terça-feira, 25 de janeiro, às 19 horas, o Iphan apresenta proposta para o Grupo de Acompanhamento do Plano de Mobilidade e Acessibilidade para a área tombada de Paranaguá-PR. Ao longo dos últimos 10 meses o Iphan e a prefeitura municipal de Paranaguá-PR realizaram estudos técnicos para a elaboração de uma proposta de ordenamento dos fluxos de circulação de bens, pessoas e mercadorias além de qualificação dos espaços públicos com vistas à acessibilidade universal e preservação do patrimônio arquitetônico e urbano.

O que são Planos de Mobilidade e Acessibilidade em Áreas Urbanas Tombadas?
Os estudos para a elaboração dos Planos de Mobilidade e Acessibilidade têm como objetivo a produção de conhecimento técnico sobre as soluções praticadas nacional e internacionalmente, além da análise da malha urbana da área tombada, suas características, especificidades de deslocamentos e necessidades de mobilidade, incluindo veículos privados e coletivos, motorizados ou não, fluxos de pedestres e impacto do tráfego nos conjuntos arquitetônicos.

A proposta está estruturada em duas etapas. A primeira constitui na produção de um diagnóstico que contempla análises funcionais sobre as relações entre mobilidade, acessibilidade e patrimônio cultural e a visão da população sobre mobilidade. O diagnóstico inclui também a articulação com o governo local, associações civis e movimentos sociais. A segunda etapa trata da produção do Plano Geral de Mobilidade e Acessibilidade.

O Programa Nacional de Mobilidade e Acessibilidade Urbana em Áreas Tombadas está sendo implementado a partir dos projetos pilotos, da realização de Encontro Nacional de Mobilidade Urbana em Áreas Tombadas e da edição do Caderno Técnico de Mobilidade Urbana em Áreas Tombadas. Atualmente, quatro projetos pilotos estão na fase de elaboração do Plano Geral: Ouro Preto, em Minas Gerais, São Francisco do Sul e Laguna, em Santa Catarina, e Paranaguá, no Paraná.

Serviço:
Apresentação do Plano de Mobilidade e Acessibilidade para a Área Tombada de Paranaguá (PR)
Data:
25 de janeiro de 2011
Horário: 19 horas.
Local: Auditório da Biblioteca Pública Municipal de Paranaguá.

 

Compartilhar
Facebook Twitter Email Linkedin