Iphan é homenageado pela UNESCO

publicado em 07 de junho de 2006, às 17h00

 

O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) será homenageado hoje, dia 7, dentro das comemorações dos 60 Anos da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), pelo trabalho que vem realizando em sua área de atuação: na identificação, documentação, proteção, documentação, restauração, preservação, divulgação e fiscalização dos bens culturais brasileiros. O Iphan, uma autarquia vinculada ao Ministério da Cultura, está presente em todo o país por intermédio de representações distribuídas em 27 estados e no Distrito Federal e de 18 museus regionais, nove casas históricas e três parques.

Na cerimônia, também serão homenageadas pessoas físicas ou instituições públicas e da sociedade civil que se destacam por ações de elevada relevância social nas áreas de Educação, Cultura, Ciência e Meio Ambiente, Comunicação e Informação, Direitos Humanos e Cultura de Paz. Os dez homenageados receberão um Diploma de Reconhecimento e telas a óleo alusivas às áreas de atuação da UNESCO, produzidas pelo artista plástico Antônio Poteiro.

De acordo com o presidente do Iphan, Luiz Fernando de Almeida, o relacionamento entre o Iphan e a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura vem se consolidando e se aproximando ao longo dos anos, “com a transposição, para as práticas de salvaguarda, dos bens culturais no Brasil dos conceitos internacionalmente debatidos nos fóruns da UNESCO. De outro lado, o reconhecimento como patrimônio mundial dos sítios e monumentos brasileiros pela mesma, dá ao trabalho do Instituto uma dimensão internacional”.

Nos últimos anos, a UNESCO reconheceu diversas iniciativas, programas e organizações, tais como: a Revista Nova Escola, o Programa Alfabetização Solidária, o FUNDEF, o Programa de AIDS do Ministério da Saúde, o Programa Brasil Alfabetizado, a Fundação Roberto Marinho e a campanha de Desarmamento do Governo Federal; assim como personalidades de destaque, dentre elas: o arquiteto Oscar Niemeyer, o funcionário das Nações Unidas, Sérgio Vieira de Mello (in memoriam), a atriz Bibi Ferreira, o tenista Gustavo Kuerten, a ginasta Daiane dos Santos e o rapper MV Bill.
A Solenidade de Celebração dos 60 anos da UNESCO, será realizada às 21h, na Sala Villa-Lobos, Teatro Nacional Cláudio Santoro, Brasília - DF

Mais informações:
Assessoria de Comunicação
Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional - Iphan
Tels: (61) 33263911 / 33266864 /  33268907
e-mail:  fernanda.pereira@iphan.gov.br
            rosangela.nuto@iphan.gov.br
            rosa.pitsch@iphan.gov.br 

Compartilhar
Facebook Twitter Email Linkedin