Monumenta e Iphan participam do Salão de Turismo em SP

publicado em 01 de junho de 2006, às 17h05

 

O Programa Monumenta e o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) participam do II Salão do Turismo - Roteiros do Brasil que inicia sexta-feira, dia 02 de junho, no Expo Center Norte, em São Paulo, Capital. No evento, que encerra no dia 06, estarão expostos painéis sobre turismo e cultura; educação patrimonial e capacitação; Monumenta/museus e Iphan/ Patrimônio Imaterial.

No espaço de 26m², representantes das áreas técnicas e da assessoria de comunicação estarão no local para informar sobre todos os programas e ações do Iphan e do Programa, no país. O Presidente do Instituto e Coordenador do Monumenta, Luiz Fernando de Almeida, estará presente na feira no dia 02, pela manhã.  “Um dos itens fundamentais do turismo é a cultura. Que também é uma das dimensões econômicas do turismo”, observa Luiz Fernando. Para ele, o turismo pode funcionar como uma ferramenta de inclusão social e de valorização da nossa diversidade cultural.

Pousadas Históricas
Imprensa e público terão acesso a informações sobre o Circuito de Pousadas Históricas. Projeto do Monumenta, em parceria com o Ministério do Turismo, que prevê a instalação de uma rede de pousadas históricas no Brasil. Com ele, será criada uma política de preservação que aproveite o acervo existente, dando-lhe um novo uso. Para tanto, será oferecida aos hoteleiros a oportunidade de investimento em um produto diferenciado deste setor no Brasil. Para o presidente do Iphan, “a ideia é de que esses imóveis possam ser restaurados e equipados com modernas técnicas de hotelaria, criando uma cadeia de pousadas instaladas em monumentos que são Patrimônio Nacional”.

O Ministério da Cultura por meio da Secretaria da Identidade e da Diversidade Cultural (SID) e do Programa Monumenta é parceiro do Ministério do Turismo, na realização do II Salão do Turismo. A parceria busca a valorização e a inclusão das culturas populares na atividade turística brasileira, sintetizadas no Programa de Regionalização do Turismo – Roteiros do Brasil, lançado em abril de 2004, pelo Governo Federal.

 

Compartilhar
Facebook Twitter Email Linkedin