Programa Monumenta apoia Festival do Café no RJ

publicado em 14 de julho de 2006, às 14h46

 

Dez cidades fluminenses realizam de 15 a 30 de julho, o Festival Vale do Café, em sua quarta edição. O evento, que resgata e incentiva o patrimônio imaterial e divulga os bens históricos e arquitetônicos da região, conta com o apoio financeiro do Programa Monumenta, do Ministério da Cultura, de R$ 179 mil. As atividades do Festival se realizam em: Vassouras, Sacra Família, Paty de Alferes, Morro Azul, Ipiabas, Mendes, Piraí, Graminha, Valença e Rio das Flores.

A programação, dividida em quatro núcleos de atividades, é composta de apresentações e palestras, mostras, tradições do Vale do Café e cursos de música. Fazendas, igrejas, paços históricos e praças receberão concertos e shows instrumentais de música brasileira. Também serão realizadas palestras sobre preservação e patrimônio histórico, cultura e turismo; apresentações e mostras de artesanato regional.

O evento terá também  cortejos populares com até 400 integrantes, Folia de Reis, Jongo, Calango, Caninha Verde, Rezadeiras, Capoeira, Maculelê e rodas de causos. Nesta edição, o festival contará ainda com a presença de harpistas vindos de todas as partes do mundo para o 6º Encontro Latino Americano de Harpas, que ocorrerá durante a primeira semana do Festival.

A cidade de Vassouras abriga um importante projeto de música, o PIM - Programa de Integração pela Música - que oferece aulas gratuitas de diversos instrumentos para quase 500 crianças carentes da região. O Festival Vale do Café, que apóia o projeto, proporciona para elas a concessão de bolsas de estudos durante os quinze dias do evento.

Monumenta
O Monumenta é um programa estratégico do Ministério da Cultura. Procura conjugar recuperação e preservação do patrimônio histórico com desenvolvimento econômico e social. O programa atua prioritariamente em 26 cidades históricas protegidas pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

O programa também oferece apoio técnico e financeiro a 52 projetos de promoção de atividades econômicas, em 30 cidades brasileiras, a exemplo de Vassouras.

Informações nos sites:  www.monumenta.gov.br
                                     www.festivalvaledocafé.com

 

Compartilhar
Facebook Twitter Email Linkedin