A Democracia espanhola em quadrinhos no MNBA

publicado em 13 de julho de 2006, às 15h10

 

A Exposição Quadrinhos da Democracia Espanhola que inaugura dia 13 de julho, 5ª feira, no MNBA, pretende mostrar, através de trabalhos de ilustradores gráficos espanhóis das três últimas décadas, a história dos quadrinhos espanhóis.

Promovida pelo Instituto Cervantes, a mostra apresenta a evolução deste gênero, sua elevação à categoria de arte e o paralelo com a história política da Espanha do período de 1975 a 2006.  Na galeria Rodrigo Mello Franco, o público vai poder ver a evolução dos quadrinhos adultos, o auge na década de 80, diferentes gêneros e correntes e os principais autores, sem deixar de lado os quadrinhos underground e as publicações recentes de pequenas editoras.

A exposição, com curadoria de José María Conget (Zaragoza, Espanha, 1948), já percorreu Bélgica, Nova Iorque e São Paulo é o resultado da colaboração de colecionadores, editoras, artistas e instituições espanholas e belgas.

Um paralelo com a história política espanhola
Mais do que revelar a trajetória do "cómic", a exibição revela um retrato da história política espanhola através dos quadrinhos, do final da ditadura franquista aos dias atuais, período de profundas mudanças na sociedade espanhola.

As vinhetas do período pós-franquismo experimentaram uma liberdade de pensamento que se traduzia na forte crítica social e política, na maturidade estética e na audácia temática.  Dentro do painel que a exposição oferece estão as publicações surgidas na rígida censura do período franquista, os chamados infantilóides, e seu contraste com os quadrinhos criados durante a transição democrática.

As publicações que marcaram a história
Na exposição, o público poderá conferir algumas das publicações que marcaram a história dos quadrinhos espanhóis como as revistas Star e El Papus, publicadas no final do período franquista. Os artistas presentes na exposição são: Álvarez Rabo, Sánchez Abuli, Idígoras, Ivá, Nazario e Miguel Ángel Martín, conhecidos por seus roteiros adultos e comprometidos com a política.

Ciclo de cinema
A Espanha vive hoje o ressurgimento dos quadrinhos, com pequenas editoras investindo na publicação de jovens autores e   propondo a continuidade deste gênero. A exposição Quadrinhos da Democracia Espanhola também mostra um pouco do que se tem feito de novo na Espanha no universo dos quadrinhos, os novos talentos e modelos de "cómics".  

Paralelamente, entre 19 de julho e 30 de agosto, haverá um ciclo de cinema espanhol no cine-teatro Belas Artes sobre a produção do período franquista (em anexo), com entrada franca.

Serviço:
Exposição Quadrinhos da Democracia Espanhola
Abertura:
13 de julho, às 19h
Visitação: 14 de julho e 30 de agosto
Horário: de terça até sexta-feira, das 10h até 18h.
Entrada franca

Assessoria de imprensa do MNBA
Nelson 2240-0068 r 18
Av. Rio Branco, 199 - Cinelândia - Rio de Janeiro - RJ - CEP:20040-008
Tel: 21 2240-0068 - Fax: 21 2262-6067

Ciclo de cinema no MNBA exibe produção sobre o período franquista

Compartilhar
Facebook Twitter Email Linkedin