Educação e Cultura criam programa de revitalização do Museu Nacional

publicado em 29 de agosto de 2006, às 16h00

 

Manhã - 10h30min
- Instalação da Câmara Interministerial de Educação e Cultura
- Instalação do Conselho Diretivo do Livro e da Leitura

Salão Portinari, segundo andar do Palácio Gustavo Capanema
Rua da Imprensa, número 16, Centro - Rio de Janeiro

Os ministros Gilberto Gil, da Cultura, e Fernando Haddad, da Educação, assinam na quarta-feira, 10h30min, instalam a Câmara Interministerial de Educação e Cultura.

Na ocasião, também será assinada também a portaria de instalação do Conselho Diretivo do Livro e da Leitura. A câmara será um fórum de debate e formulação de políticas na busca de soluções institucionais para a integração do ensino no país com a cultura, abrangendo desde a educação formal nas escolas, até as instituições culturais.

O grande objetivo deste esforço conjunto é proporcionar uma cidadania qualificada à população brasileira. O órgão será composto pelo gabinete dos ministérios da Educação e da Cultura e pelas respectivas secretarias executivas, que serão responsáveis pela coordenação da Câmara, alternadamente, conforme o tema da reunião.

O Conselho Diretivo do Livro e Leitura irá coordenar as ações do governo para o setor de bibliotecas, edições, tiragens de livros e publicações culturais, além de auxiliar na formação de um público leitor nas escolas brasileiras. À tarde a comitiva dos ministros desloca-se para o Museu Nacional, na Quinta da Boa Vista, onde será assinado o convênio para o Plano de Ação
do Museu.

Tarde - 15h
- Assinatura do Termo de Cooperação Técnica para a execução do Programa de Revitalização do Museu Nacional
- Criação no Ministério da Educação de um programa destinado a museus universitários.

Museu Nacional/UFRJ, Quinta da Boa Vista, São Cristóvão – Rio de Janeiro
Os ministros Gilberto Gil, da Cultura, e Fernando Haddad, da Educação, o presidente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e o reitor da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Aloísio Teixeira, assinam um Termo de Cooperação Técnica buscando a implementação de ações para a revitalização do Museu Nacional. Uma verba de R$ 3 milhões, dividida entre as duas pastas será destinada para a restauração do Palácio Imperial de São Cristóvão, edifício sede do Museu Nacional, obras de emergência no Horto Botânico e compra de equipamentos de pesquisa para o Museu Nacional. Na ocasião, também será tratada a criação no Ministério da Educação (MEC) de um programa voltado aos museus universitários.

Assessoria de Comunicação
Programa Monumenta
Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan)
Tels: (61) 33266864 / 33268907

 

Compartilhar
Facebook Twitter Email Linkedin