Ministro Gilberto Gil lança Casa de Samba de Roda em Santo Amaro – Bahia

publicado em 22 de agosto de 2006, às 16h16

 

O ministro da Cultura, Gilberto Gil, lança nesta quinta-feira, dia 24 de agosto, a Casa do Samba de Roda do Recôncavo Baiano no Solar de Subaé, em Santo Amaro, na Bahia. No ato, o ministro, o presidente do Iphan, Luiz Fernando de Almeida, e os prefeitos presentes assinarão o Termo de Compromisso e Adesão para a implementação do Plano Integrado de Salvaguarda e Valorização do Samba de Roda do Recôncavo.

Na ocasião, também haverá o lançamento do CD “Samba de Roda – Patrimônio da Humanidade”, com músicas dos grupos de Samba de Roda do Recôncavo que participaram da pesquisa para o Registro dessa forma de expressão.

O Plano de Salvaguarda, foi produzido pelo MinC/Iphan em conjunto com a Associação dos Sambadores e Sambadeiras do Estado da Bahia, a Universidade do Estado da Bahia, a Universidade Federal de Feira de Santanna, a Fundação Gregório de Mattos e a Sociedade dos Amigos da Cultura Afro-Brasileira - Amafro.

Além de viabilizar a constituição e a instalação de uma Rede de Centros de Referência do Samba de Roda nos municípios do Recôncavo, o plano prevê, ainda, a implantação de uma oficina-escola para fabricação e execução da viola Machete - instrumento tradicional do Samba de Roda. A realização de oficinas para a transmissão do saber e, no longo prazo, aprofundar, organizar e disponibilizar aos sambadores, pesquisadores e ao público em geral, conhecimentos sobre esta forma de expressão.

A Casa do Samba de Roda será um Centro de Referência e sede da Associação dos Sambadores e Sambadeiras. A sua criação servirá para reunião e divulgação do material audiovisual e de pesquisas já produzidos sobre essa forma de expressão artística, bem como para atividades relacionadas à sua transmissão.

Samba de Roda
O samba de roda baiano é uma expressão musical, coreográfica, poética e festiva das mais importantes e significativas da cultura brasileira. Exerceu influência no samba carioca e até hoje é uma das referências do samba nacional. Presente em toda a Bahia, ele é forte e melhor conhecido nos municípios da região do Recôncavo. Seus primeiros registros datam de 1860.

Em 25 de novembro de 2005, em Paris, entre 43 novas Obras-Primas do Patrimônio Oral e Imaterial da Humanidade, o Samba de Roda também foi contemplado. A Unesco considera o patrimônio imaterial um repositório da diversidade cultural, essencial para a identidade dos povos e das comunidades.

O Samba de Roda também foi registrado como patrimônio cultural imaterial brasileiro no Livro das Formas de Expressão no dia 5 de outubro de 2004, por decisão do Conselho Consultivo do Patrimônio Cultural do Iphan.

Mais informações:
Assessoria de Comunicação
Programa Monumenta
Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan)
Tels: (61) 33263911 / 33266864 / 33268907

 

Compartilhar
Facebook Twitter Email Linkedin