Iphan inaugura obras do Museu da Inconfidência e abre o 2° Fórum Nacional de Museus em MG

publicado em 21 de agosto de 2006, às 16h31

 

O ministro Gilberto Gil inaugura no dia 22 de agosto, às 11h, as obras de restauração e modernização do Museu da Inconfidência, em Ouro Preto - Minas Gerais.  Às 17h, ocorre o lançamento do 2º Fórum Nacional de Museus, promovido pela Associação Brasileira de Museologia. Os eventos contarão com a presença do presidente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), Luiz Fernando de Almeida; do Diretor do Departamento de Museus e Centros Culturais do Iphan, José do Nascimento Júnior, e do Prefeito de Ouro Preto, Ângelo Oswaldo de Araújo Santos.

O projeto de recuperação do Museu da Inconfidência faz parte do Programa de Restauração e Modernização de Museus empreendido pelo Ministério da Cultura - MINC, como uma das diretrizes da Política Nacional de Museus. Essa é a primeira reformulação do museu desde sua criação, quando a antiga Casa de Câmara e Cadeia foi transformada no Museu da Inconfidência, em 1944. O museu está passando por uma revitalização que envolve pintura do prédio, revisão do telhado, construção de mobiliário para exposição, projeto de iluminação com fibra óptica, confecção de vitrines, reforma dos três prédios, entre outros serviços. Ao todo, estão sendo investidos em torno de R$ 3 milhões nas obras, oriundos da Lei de Incentivo Cultural (Lei Rouanet), por meio do patrocínio da Caixa Econômica Federal, Petrobrás, Companhia Brasileira de Metalurgia e Mineração, Fundação Vitae e a empresa Acesita.

O 2º Fórum Nacional de Museus tem o objetivo de refletir, avaliar e estabelecer diretrizes para a Política Nacional de Museus e para o Sistema Brasileiro de Museus. Paralelamente, ocorrerá o 2° Encontro Nacional dos Estudantes de Museologia, o Encontro de Professores Universitários do Campo de Museologia e a 1ª Reunião Ordinária da Associação Brasileira de Ecomuseus e Museus Comunitários.

Durante o Fórum, também serão oferecidas oficinas de capacitação aos participantes, nas mais diversas áreas de atuação do campo museológico, e serão reunidos grupos de trabalhos temáticos, para discutir as diretrizes da Política Nacional de Museus. No evento, também serão lançados, juntamente com os Correios, os selos e carimbos comemorativos do 2º Fórum Nacional de Museus e do Ano Nacional de Museus, que terão circulação nacional.

Mais informações:
Assessoria de Comunicação
Programa Monumenta
Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan)
Tels: (61) 33268907/ 33263911 / 33266864 

 

Compartilhar
Facebook Twitter Email Linkedin