190 anos da Escola de Belas Artes no MNBA

publicado em 14 de agosto de 2006, às 16h42

 

No próximo dia 16 de agosto, quarta-feira, às 18h, o MNBA vai festejar os 190 anos da Escola Nacional de Belas Artes/UFRJ, situada no Fundão.

O evento celebra o período que vai desde a antiga Academia Imperial de Belas Artes (fundada em 1816 e antecessora da Escola) até os dias de hoje.

Para recapitular esta rica história, no evento serão apresentadas duas pequenas comunicações sobre a implantação do ensino artístico no Brasil e sobre a Escola após a República.

A solenidade no cine-teatro Belas Artes envolverá diversos eventos:  uma mesa formada pelo magnífico reitor da UFRJ, pela diretora da Escola de Belas Artes, pelo diretor da Faculdade de Arquitetura, Decano do centro de Letras e Artes e pela diretora do Museu Nacional de Belas Artes, a museóloga Mônica Xexéo.

Serão homenageados os artistas que passaram pela Escola e se tornaram referência para a arte brasileira, ex-diretores e funcionários que se destacaram.

Por fim, haverá o lançamento do livro Agonia e morte de Antonio Conselheiro - desenhos a carvão, do artista plástico Adir Botelho, com texto de abertura do Magnífico reitor da UFRJ, professor Aloísio Teixeira.

Compartilhar
Facebook Twitter Email Linkedin