Conselho Consultivo do Iphan aprova tombamento de Marechal Deodoro – AL
publicado em 04 de agosto de 2006, às 17h03
O Conselho Consultivo do Patrimônio Cultural do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) reunido ontem, 03 de agosto, no Rio de Janeiro, aprovou o tombamento do Conjunto Arquitetônico e Urbanístico da cidade de Marechal Deodoro, no estado de Alagoas. No encontro, no Palácio Gustavo Capanema, o Conselho também aprovou o registro no Livro dos Lugares como Patrimônio Imaterial da Cachoeira de Iauaretê, em São Gabriel de Cachoeira (Amazonas), como lugar sagrado dos povos indígenas do Rio Uaupés e Papurí. Com Marechal Deodoro, sobe para 80 o número de sítios urbanos tomados pelo Iphan, que contém mais de 20 mil imóveis em 62 cidades.
A Cachoeira é o primeiro bem imaterial a ser inscrito no Livro dos Lugares, mas é o oitavo patrimônio imaterial brasileiro. A primeira foi a Arte Kusiwa - técnica de pintura e arte gráfica dos indios Wajãpi, do Amapá, inscrita no Livro de Registro das Formas de Expressão. A segunda, o Círio de Nossa Senhora de Nazaré - celebração religiosa de Belém do Pará, foi inscrita no Livro das Celebrações, seguida do Jongo - canto, dança e percussão de tambores - herança cultural dos negros de língua banto, no Livro de Registro das Formas de Expressão; o Modo de Fazer Viola-de-Cocho, do Ofício das Baianas de Acarajé e o das Paneleiras de Goiabeiras, todos foram registrados no Livro dos Saberes. O Samba de Roda no Recôncavo Baiano o sétimo bem imaterial registrado e está inscrito no Livro de Registro das Formas de Expressão.
O Conselho Consultivo do Iphan é coordenado pelo presidente do Iphan, Luiz Fernando de Almeida, e é composto por 18 membros da sociedade civil em áreas afins do Instituto, como antropólogos, museólogos, arquitetos, urbanistas e historiadores. Também compõe o Conselho um representante do IAB (Instituto dos Arquitetos do Brasil), do Icomus (Conselho Internacional de Monumentos e Sítios Históricos), do Museu Nacional e do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis - Ibama.
Mais informações:
Assessoria de Comunicação
Programa Monumenta
Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan)
Tels: (61) 33263911 / 33266864 / 33268907
e-mail: fernanda.pereira@iphan.gov.br
rosangela.nuto@iphan.gov.br
rosa.pitsch@iphan.gov.br