CNFCP inaugura mostra Santeiro dos Gerais das Minas de Manoel Sílvio Fonseca

publicado em 25 de setembro de 2006, às 13h40

 

O Centro Nacional de Folclore e Cultura Popular (CNFCP) inaugura no dia 28 de setembro, às 17h, a exposição Santeiro dos Gerais das Minas: Manoel Sílvio A. Fonseca, na Sala do Artista Popular. O evento tem o apoio do Solar de Santa e da Prefeitura Municipal de Pirapora (MG) e é uma realização do CNFCP, unidade do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

Todas as esculturas em madeira produzidas por Seu Sílvio, como gosta de ser chamado, o santeiro de Buritizeiro (MG), estarão à venda no local. São santos, anjos e outras imagens sacras feitas a partir de toras brutas de madeira, cuja produção envolve toda a família do artesão, nascido no município de Coração de Jesus há 53 anos. Desde oito anos de idade, quando já morava na Fazenda Cana Brava, em Buritizeiro, seu Sílvio mostrou aptidão para o trabalho com madeira, começando a inventar brinquedos e miniaturas. Acabou por trabalhar como marceneiro, aprendendo a fazer cadeiras, camas, mesas e outros objetos, exercendo o ofício mais por necessidade do que pelo gosto em produzir essas peças.

O gosto pela arte veio com o contato com o trabalho do escultor de carrancas Dedeco Boaventura, de Pirapora. Após dominar a proporção das formas das peças, depois de um mês de aprendizado, Seu Sílvio não parou mais de produzir, diversificando o repertório para a confecção de imagens sacras. A mostra fica em cartaz até 12 de novembro.

O Centro Nacional de Folclore e Cultura Popular fica na Rua do Catete, 179 - Catete (estação Catete do metrô) - Rio de Janeiro-RJ.

Informações: Setor de Difusão Cultural - (21) 2285-0441, ramais 204, 205 e 206 ou difusao.folclore@iphan.gov.br.

Mais informações:
Assessoria de Comunicação
Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan)
Tels: (61) 33263911 / 33266864 /  33268907

 

Compartilhar
Facebook Twitter Email Linkedin