Museu do Homem Americano no Piauí mostra utensílios com cem mil anos

publicado em 25 de setembro de 2006, às 13h42

 

A mais nova atração do Museu do Homem Americano, localizado na cidade de São Raimundo Nonato, a 519 quilômetros de Teresina, na região Sul do Piauí, é a exposição contendo objetos do cotidiano dos povos pré-históricos da região. São peças como pedras lascadas, esculpidas há cerca de cem mil anos, ornamentos pessoais, objetos em cristal de quartzo e vários utensílios em cerâmica.

A nova exposição, que encanta e surpreende os turistas, foi instalada por meio de convênio entre o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e a Fundação Nacional Museu do Homem Americano (FUMDHAM), com o investimento de R$ 90 mil. Segundo a diretora presidente da Fundação, Niède Guidon, a exposição tem a importância de mostrar aos seus visitantes – brasileiros e estrangeiros – que os povos pré-históricos localizados na região tinham um avançado desenvolvimento tecnológico para os padrões da época.

“Esses povos tinham uma tecnologia própria, não só na parte da pedra lascada, mas da cerâmica, pedra polida e também pintura, que é a capacidade de transformar pensamentos em símbolos”, observa a arqueóloga. Niède enfatiza que a mostra comprova esta descoberta científica: são raspadores, furadores, machados, entre outros objetos em pedra lascada, analisados em laboratórios na Inglaterra, nos Estados Unidos e na França.

“Elas têm uma importância imensa porque provam que, cem mil anos atrás, o homem já estava aqui nesta região”, observa Niède Guidon, referindo-se às peças em pedra lascada. São deslumbrantes utensílios, como um torno e mãos de pilão para modelar vasilhas; cachimbos e até mesmo um belo colar feito de sementes de uma gramínea, com alguns dentes e um pedaço de ocre, usado pelos povos pré-históricos para fins cerimoniais. Tudo isso faz parte do acervo descoberto por meio de escavações no Parque Nacional Serra da Capivara desde 1981.

Uma das peças mais impressionantes da exposição é um projétil “tipo rabo de peixe”, em cristal de quartzo, com cerca de 8 mil anos de existência, “com um fino retoque, demonstrando domínio perfeito da técnica de preparo de material lítico”, detalha a arqueóloga. Todas as peças foram descobertas nos sítios arqueológicos Pedra Furada I, II e III, Serra Talhada I e II. A presidente da FUMDHAM explica que é uma atualização. “Não se pode esquecer as peças importantes, já encontradas antes – como é o caso dessa coleção da Pedra Furada –, e faz-se entrar então as peças importantes que apareceram ultimamente.”

Parque Nacional Serra da Capivara
O acervo que faz parte do Museu do Homem Americano é proveniente dos sítios arqueológicos do Parque Nacional Serra da Capivara, também localizado no município de São Raimundo Nonato. O parque, criado em 1979, foi inscrito pela UNESCO na lista do Patrimônio Cultural Mundial da Humanidade, em dezembro de 1991, e tombado como patrimônio nacional pelo Iphan em 1993. Em seus 130 mil hectares guarda mais de 400 sítios arqueológicos, com quilômetros de galerias de vários andares, cobertas por pinturas e gravuras rupestres. A região possui vegetação densa de caatinga, onde convivem canyons gigantescos, ilhas de florestas e cerrados, morros de mármore cinza e negro, além de lagoas e fontes naturais.

Sérgio Fontenele – DRT/PI - 732

 

Compartilhar
Facebook Twitter Email Linkedin