Concurso internacional premia projeto brasileiro de pesquisa sobre patrimônio e turismo

publicado em 14 de setembro de 2006, às 13h52

 

A Fundação Cátedra Ibero-Americana da Universidade das Ilhas Baleares, na Espanha, premia Projeto de Pesquisa de Pós-Doutorado do servidor do Iphan, arquiteto Marcelo Brito, doutor em gestão urbana.

O projeto, intitulado "Las ciudades históricas como destinos patrimoniales: potencialidades y requisitos", trata das relações entre patrimônio cultural como fator para o desenvolvimento turístico, tema central do V Concurso do Prêmio de Pesquisa daquela Fundação, em sua edição especial, com o patrocínio do Grupo Barceló, 75° Aniversário.

Concorreram 47 projetos de 12 países, entre eles Espanha, França, Portugal, México, Argentina, Chile, Cuba, Colômbia, Equador, Bolívia, Peru e Brasil, procedentes de universidades, institutos de pesquisa, fundações, empresas privadas, governos regionais e centros de pesquisa.

O prêmio é de 12.000 euros e o tempo de realização do projeto é de um ano.  O relatório final será publicado como livro eletrônico na Biblioteca Virtual da Fundação Cátedra Ibero-Americana. A pesquisa contará com a supervisão do Dr. Miguel Ángel Troitiño Vinuesa, catedrático de Geografia Humana da Universidade Complutense de Madri e coordenador do Grupo de Pesquisa que trata das questões relacionadas ao Patrimônio/Turismo/Desenvolvimento. Para o autor do projeto, o reconhecimento fortalece o interesse e a necessidade de desenvolvimento de estudos sobre a matéria, tão presente nas cidades históricas brasileiras, em especial, naquelas de pequeno porte e que veem no turismo uma alternativa para o seu desenvolvimento.

Pretende, com sua pesquisa, abrir novos espaços de reflexão e articulação entre Cultura e Turismo no processo de formulação e implementação de políticas públicas e de iniciativas privadas que considerem o patrimônio cultural como um ativo importante para o desenvolvimento sócio-econômico e turístico-cultural sustentável de localidades reconhecidas pelo país como Patrimônio Cultural, considerando suas potencialidades e requisitos necessários para se tornarem, de fato, destinos turísticos patrimoniais.

Para o desenvolvimento da pesquisa, a cidade de Ouro Preto foi considerada pelo autor uma das referências mais destacadas quanto à relação entre patrimônio e turismo no Brasil, sendo, portanto, objeto de referência para análise e avaliação.

Para maiores informações, acesse: www.uib.es/catedra_iberoamericana

Compartilhar
Facebook Twitter Email Linkedin