Construção Civil de Ouro Preto ganha curso de capacitação em restauro

publicado em 05 de setembro de 2006, às 14h14

 

Hoje, às 19h, a Fundação de Arte de Ouro Preto - FAOP dará início às atividades do Núcleo de Ofícios de Ouro Preto, com uma aula inaugural no Salão Nobre da Escola de Minas, localizado na Praça Tiradentes. O Núcleo de Ofícios tem o objetivo de capacitar profissionais da construção civil para intervir na conservação e restauração de edificações de valor histórico, artístico e cultural de forma adequada e consciente. Os alunos serão informados e sensibilizados acerca dos valores culturais que garantem a identidade coletiva local. O resultado será o conhecimento e o resgate de técnicas e práticas tradicionais, que os capacitará os comprometerá com a preservação do patrimônio.

O Programa Monumenta do Ministério da Cultura (Minc), por meio de projeto apresentado pela FAOP, em parceria com o Centro Federal de Educação Tecnológica de Ouro Preto (CEFET-OP) e a Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) investiu na implantação do Núcleo de Ofícios R$ 580 mil.  O projeto resulta do Edital 195 do Monumenta, lançado em 2005, e direcionado para atender as cidades de Ouro Preto, Olinda e Rio de Janeiro é antiga.

O curso
As inscrições para o curso terminaram no dia 24 de agosto. Foram selecionados 120 alunos acima de 18 anos. A escolha dos participantes foi feita por meio de um questionário, onde as perguntas mais relevantes foram baseadas em tempo de experiência nas áreas e interesse com o curso. As aulas duram de quatro a oito meses, dependendo do ofício estudado. Para pedreiro e carpinteiro oito meses, para pintor seis meses e para instalador quatro meses.

Monumenta
O Monumenta é um programa estratégico do Ministério da Cultura. Procura conjugar recuperação e preservação do patrimônio histórico com desenvolvimento econômico e social. Ele atua prioritariamente em 26 cidades históricas protegidas pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), autarquia do Minc. Também oferece apoio técnico e financeiro a 52 projetos de promoção de atividades econômicas, em 30 cidades brasileiras.

Mais informações:
Assessoria de Comunicação
Tels: (61) 33263911 / 33266864 /  33268907

 

Compartilhar
Facebook Twitter Email Linkedin