Em São Nicolau (RS), Sítio Arqueológico exibe sessão de cinema nacional gratuita

publicado em 04 de setembro de 2006, às 14h17

 

Hoje, dia 04 de setembro, o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e a Unesco exibem o documentário O Fim e o Princípio, de Eduardo Coutinho, no Sítio Arqueológico de São Nicolau. Realizada com apoio da Prefeitura, a projeção integra o projeto “Cinema nas Ruínas”, desenvolvido como consequência do Programa de Especialização em Patrimônio (PEP). O projeto trabalha para a promoção do patrimônio e aprimoramento da educação, por meio do audiovisual, com as exibições de documentários nacionais, em municípios que cresceram em torno de bens tombados pelo Iphan.

Com pouco mais de seis mil habitantes, São Nicolau abriga um dos cerca de 10 mil sítios arqueológicos reconhecidos pelo Instituto. Os remanescentes locais da redução jesuítico-guarani foram tombados pelo Iphan em 1970. Embora abrigue parte do patrimônio cultural brasileiro, a cidade não tem nenhuma sala de cinema.  Para assistir os lançamentos da indústria cinematográfica os moradores costumavam ir até São Luiz Gonzaga, cidade vizinha, cujo cinema encontra-se fechado para reformas.

Desde maio deste ano o “Cinema nas Ruínas” é executado em São Miguel das Missões, na sacristia das ruínas do Sítio Arqueológico de São Miguel Arcanjo. A partir de 20 de setembro, 104 alunos do ensino médio do único colégio estadual da cidade iniciam a etapa final do projeto. Eles começam a produzir um documentário sobre o relacionamento da comunidade local com o turismo cultural e com as ruínas declaradas patrimônio da humanidade pela Unesco em dezembro de 1983.

Mais informações:
Assessoria de Comunicação
Programa Monumenta
Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan)
Tels: (61) 33268907/ 33263911 / 33266864 
e-mail:  fernanda.pereira@iphan.gov.br
             rosangela.nuto@iphan.gov.br  
             rosa.pitsch@iphan.gov.br

 

Compartilhar
Facebook Twitter Email Linkedin