Portinari no MNBA

publicado em 19 de outubro de 2006, às 16h24

 

O Museu Nacional de Belas Artes - MNBA estará exibindo até o final de dezembro a pintura "O caçador de passarinhos”, de Cândido Portinari.

A obra integrava um lote apreendido pela Receita Federal em Santos(SP) e esta foi a única peça que veio pro Rio de Janeiro.

Há quase 20 anos que uma obra de Portinari nao era incorporada ao acervo do MNBA, a chegada desta pintura vai enriquecer a coleção de arte brasileira da Instituição.

O Museu foi escolhido para abriga-la devido ao seu caráter nacional e público. A pintura de Portinari ficará em exposição na sala Joaquim Lebreton.

Cândido Portinari
Brodowski, SP 1903 - Rio de Janeiro, RJ 1962
Cândido Portinari nasceu em 1903 na cidade de Brodowski, no interior paulista, filho de imigrantes italianos. Ingressou na Escola Nacional de Belas Artes (RJ) em 1921, onde foi aluno de mestres como Rodolfo Amoedo e Lucílio de Albuquerque.

Em 1928 obteve o Prêmio de Viagem, importante premiação da Exposição Geral de Belas Artes (posteriormente designado Salão Nacional de Belas Artes), que o permitiu viajar através de bolsa de estudos para a Europa e conhecer importantes obras clássicas e as vanguardas da época. No seu retorno em 1931, o artista demonstra sua admiração pelas composições clássicas renascentistas e pela arte moderna, pelo cubismo de Picasso, pelo lirismo de um Foujita.

Além de um grande número de retratos, sua produção inclui a criação de murais de grandes dimensões para projetos de arquitetura moderna, de autoria de Lúcio Costa, Oscar Niemeyer e outros. Cabe destacar os painéis Guerra e Paz para o prédio da ONU em Nova York, EUA, em 1952.

É marcante em sua obra a preferência pela questão social, posição articulada com o debate cultural e político de seu tempo. Em 1935 participa da mostra internacional de arte do Instituto Carnegie de Pittsburgh, EUA, recebendo a segunda menção honrosa com a pintura Café, uma cena em que aparecem lavradores em uma plantação, que demonstra o fio condutor que se seguiria até seus últimos trabalhos, na sua obra: a representação do povo, de seus hábitos e tradições, do trabalho, das crianças com suas brincadeiras infantis.

Assessoria de imprensa do MNBA:  Nelson Junior:  2240-0068 r. 18.
MNBA : Av. Rio Branco, 199 - Cinelândia - Rio de Janeiro - RJ - CEP:20040-008
Tel: 21 2240-0068 - Fax: 21 2262-6067 -

Visitação: de 3a a 6a feira, das 10h até 18h. Entrada:  R$ 4,00.

 

Compartilhar
Facebook Twitter Email Linkedin