Iphan difunde patrimônio cultural brasileiro em encontro de países ibero-americanos

publicado em 17 de outubro de 2006, às 12h33

 

Técnicos do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) vão divulgar o patrimônio cultural imaterial brasileiro no VII Encontro para a Promoção e Difusão do Patrimônio Imaterial de Países Ibero-Americanos, que se realiza na Venezuela de hoje, 17, a 22 de outubro. O evento tem como tema central a Gestão do Patrimônio Imaterial e a Diversidade Cultural, e se propõe a trabalhar com todos os elementos relacionados a culturas tradicionais, permitindo delinear perfis que fortaleçam as políticas nessa matéria, nos países da região. Dez cidades vão sediar o evento: Barquisimeto, a capital Caracas, Coro, La Guaira, Los Teques, Maracay, Quíbar, San Felipe, Tintorero e Valencia.

O objetivo do Encontro é a geração de um espaço concreto para avançar na busca por um desenvolvimento sustentável e equitativo das comunidades ibero-americanas, promovendo o patrimônio cultural imaterial da região. Especialistas da Bolívia, Brasil, Colômbia, Cuba, Equador, Espanha, México, Panamá, Peru, República Dominicana e Venezuela irão apresentar suas pesquisas mais recentes no que se refere à realidade de suas tradições, dos saberes ancestrais, das festividades populares, danças, gastronomia, músicas e demais manifestações e expressões constitutivas da diversidade e da riqueza cultural da região.

O Encontro, que está em sua sétima edição e conta pela primeira vez com uma delegação brasileira, tem o apoio do Iphan entre outras instituições, e vem permitindo, além do debate entre técnicos, também a mobilização de artistas destacados nas diversas manifestações das tradições populares. Para isso, o evento promoverá oficinas de sensibilização a pessoas interessadas em reconhecer esse universo vasto e diverso que compõe o patrimônio cultural imaterial desses países. Também é meta do evento um intercâmbio de saberes em áreas como a dança, a música, a gastronomia, o vestuário, entre outros.

Representando o patrimônio cultural imaterial brasileiro, o chefe da Sub-Regional do Iphan em Mato Grosso, Cláudio Quoos Conte, fará uma palestra sobre o registro da viola-de-cocho como patrimônio cultural do Brasil. O Instituto ainda promoverá uma série de apresentações artísticas intituladas Músicas de Aqui y de Allá, com os cururueiros matogrossenses Manoel Severino e Francisco Sales, e o violeiro Sr. Roberto Corrêa, renomado especialista brasileiro em viola e viola-de-cocho.

O Iphan também será representado por Ana Claudia Lima e Alves, gerente de Registro do Departamento do Patrimônio Imaterial do Iphan, que irá ministrar a palestra Gastronomia como Patrimônio Cultural e ainda por Cláudia Márcia Ferreira, Diretora do Centro Nacional de Folclore e Cultura Popular do Iphan, versando sobre A Trajetória do Patrimônio Cultural Imaterial no Brasil. Com essa iniciativa, conforme indica a Diretora do Departamento de Patrimônio Imaterial, Marcia Sant’Anna, “o Iphan segue em sua tarefa de difundir o patrimônio cultural registrado, conforme estabelece a legislação de patrimônio imaterial em vigor, enaltecendo os valores e as manifestações reconhecidas como patrimônio cultural do Brasil”.

Mais informações sobre o Encontro no site: www.folclorandino.org

Assessoria de Comunicação:
Programa Monumenta / Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan)
Tels: (61) 33268907/ 33263911 / 33266864 / 33268014

 

Compartilhar
Facebook Twitter Email Linkedin