Bolsista do Iphan-UNESCO apresenta resultado de trabalho realizado em Sabará (MG)

publicado em 13 de outubro de 2006, às 12h39

 

Foi realizada na Casa do Conde, sede da Superintendência Regional de Minas Gerais, no dia 04 de outubro, uma apresentação dos trabalhos desenvolvidos para a cidade de Sabará pelo bolsista Rafael Arrelaro do Programa de Especialização em Patrimônio- PEP, resultado de um convênio entre o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e a UNESCO.

Também estiveram presentes à exposição, além de técnicos e dirigentes da regional, representantes da Prefeitura e o geógrafo Rafael Winter, consultor da UNESCO, que realizou uma breve explanação do PEP. A delimitação do entorno a bens tombados no núcleo de Sabará é o tema do trabalho que vem sendo desenvolvido naquela cidade, através do programa.

Segundo Rafael Arrelaro o objetivo do trabalho é de atender às necessidades de atuação do Iphan naquela cidade. Entre os diversos desafios que o município apresenta o principal é a definição precisa dos limites de entorno dos bens tombados pelo órgão do patrimônio, trabalho inicialmente proposto.

Arrelaro salientou que a delimitação de poligonais necessitava, previamente, de uma base teórica com atribuição ou justificativa de valor aos bens tombados e os seus entornos. Este valor deveria estar ligado diretamente a três critérios complementares, que são a configuração visual no conjunto urbano, seu valor histórico e arquitetônico, e as manifestações culturais da cidade.

Durante o desenvolvimento do projeto, ele disse que percebeu que os processos de tombamentos dos 19 bens protegidos de Sabará - o conjunto Urbano da Rua Dom Pedro II e mais 18 edificações isoladas -, realizados nas décadas de 1930 e 1950, careceram de levantamentos, dados e justificativas mais aprofundados e completos. A realização destes arrolamentos deverá ser a linha de desenvolvimento das atividades até a conclusão da bolsa, em fevereiro de 2007.

Ele afirmou que, “por meio de pesquisas documentais e fotográficas das manifestações culturais da cidade e da sua configuração espacial anterior, será obtida uma base mais segura para a adoção de novos critérios, posteriormente.”

Mais Informações:
Marcos Cambraia  RP-2052
Fone: (31) 3222-2440

 

Compartilhar
Facebook Twitter Email Linkedin