Monumenta conclui limpeza dos doze Profetas do Aleijadinho

publicado em 16 de novembro de 2006, às 14h20

 

O Programa Monumenta, do Ministério da Cultura, concluiu em Congonhas (MG) o restauro da série de esculturas "Os Doze Profetas", de autoria de Aleijadinho. O contrato firmado com a Fundação Centro Tecnológico de Minas Gerais – CETEC teve valor de R$ 110.380,00. Os trabalhos de recuperação no Adro do Santuário do Senhor Bom Jesus de Matosinhos incluíram a avaliação das condições de conservação das esculturas, treinamento dos trabalhadores e aplicação de produto para a limpeza do conjunto escultório, além de acompanhamento trimestral, sob a coordenação do CETEC em parceria com o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG.

Declarados pela Unesco em 1985 como patrimônio da humanidade, as 12 esculturas em pedra-sabão são consideradas o maior conjunto estatuário barroco do mundo e a grande obra-prima da arte colonial brasileira. As estátuas talhadas em blocos de pedra apresentavam sinais de deterioração causados pela poluição atmosférica e pela ação de agentes biológicos, como fungos e liquens onde foi aplicado um biocida, resultado de pesquisas realizadas com laboratórios alemães, por dez técnicos brasileiros envolvendo biólogos, geólogos, químicos, engenheiros e restauradores do CETEC. A limpeza das esculturas da série é um marco no uso da tecnologia em processos de restauração brasileiros. “Essa é a primeira limpeza feita através de um procedimento técnico elaborado por um consenso entre vários órgãos de preservação brasileiros e estrangeiros”, informa o presidente do Iphan e coordenador nacional do Programa Monumenta, Luiz Fernando de Almeida.

A obra
Os Profetas são a obra maior de Antonio Francisco Lisboa (1738-1814), o Aleijadinho, que deve o apelido a uma doença degenerativa - provavelmente a hanseníase - que o deformou a partir dos anos 1770.

Quando esculpiu as 12 estátuas de pedra, entre 1795 e 1805, perdera os dentes e os dedos dos pés, o que o obrigava a andar de joelhos. Também os dedos das mãos lhe faltavam, e ele talhou os Profetas na pedra-sabão com o martelo e o cinzel amarrados aos punhos por tiras de couro.

Os Profetas do Aleijadinho e outros tesouros do barroco mineiro passaram longo tempo no quase-esquecimento. Coube aos modernistas da Semana de 1922 o mérito de recuperá-los enquanto obras fundadoras do modo brasileiro de fazer artes plásticas.

O Monumenta em Congonhas
O Projeto Congonhas com valor conveniado de R$ 4,100 milhões contempla o Conjunto do Santuário do Senhor Bom Jesus de Matosinhos declarado pela Unesco como Patrimônio da Humanidade, assim como outras intervenções.

As Capelas dos Passos da Paixão receberam tratamento externo, as 64 esculturas de madeira de seu interior foram restauradas e, na seqüência, a drenagem e paisagismo no entorno das capelas foram executadas. Para o trabalho de restauração das paredes internas com suas pinturas murais foram feitas prospecções e o projeto de restauro para posterior execução.

Os imóveis do Beco dos Canudos voltados para a Praça da Basílica receberam pintura e revisão de telhado.

A Igreja São José, localizada na Ladeira do Bom Jesus foi restaurada interna e externamente. A Praça São José contígua à mesma também já concluída tem seu espaço concedido para montagem de barracas na festa do Jubileu e os recursos arrecadados são repassados ao Fundo de Preservação, como previsto no Projeto.

A Estação de trem foi desapropriada pela Prefeitura e os espaços internos foram adequados para servir de apoio ao turista, abrigando também salas de multiuso e lanchonete. A área externa recebeu tratamento paisagístico e estacionamento para ônibus. A obra está em fase de conclusão.

Na Ladeira do Bom Jesus, rua principal de acesso ao Santuário, há previsão da retirada dos postes de eletricidade e o enterramento das redes de elétrica e telefonia, assim como restauração do calçamento, dos passeios e melhoria na captação de água com a execução de redes de desvio pluvial.

Existe, ainda uma modalidade de empréstimo para recuperação de imóveis privados na Área de Projeto e que prevê retorno do pagamento ao Fundo de Preservação do Município. A seleção definida no Programa é por meio de Edital de Seleção aberto aos interessados. O processo se encontra em andamento no município.

Outras ações estão previstas e são voltadas para a capacitação de agentes de cultura e turismo, mão de obra especializada em restauro e qualificação do artesanato em pedra sabão.

Mais informações:
Assessoria de Comunicação
Programa Monumenta
Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan)
Tels: (61) 33263911 / 33266864 /  33268907 /  33268014
e-mail: fernanda.pereira@iphan.gov.br 
rosangela.nuto@iphan.gov.br
rosa.pitsch@iphan.gov.br
helenabrandi@iphan.gov.br

 

Compartilhar
Facebook Twitter Email Linkedin