Prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade reconhece ações de preservação e divulgação do Patrimônio

publicado em 06 de novembro de 2006, às 14h40

 

O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) realiza no dia 07 de novembro de 2006, às 20h, na Sala Villa-Lobos do Teatro Nacional Claudio Santoro, em Brasília, cerimônia de premiação aos vencedores do prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade 2006.

Criado em 1978 em homenagem ao fundador do Iphan, o prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade é anual. É concedido a empresas, instituições e pessoas em todo o país para estimular e valorizar aqueles que compartilham dos mesmos ideais de Rodrigo. É dividido em sete categorias: Apoio Institucional e/ou Financeiro, Divulgação, Educação Patrimonial, Pesquisa e Inventário de Acervos, Preservação de Bens Móveis e Imóveis, Proteção do Patrimônio Natural e Arqueológico e Salvaguarda de Bens de Natureza Imaterial. É constituído de troféu, certificado e R$14.000,00 (catorze mil reais)

A comissão julgadora da 19º edição do prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade reconheceu a relevância de trabalhos desenvolvidos no Rio Grande do Sul, São Paulo, Mato Grosso do Sul, Paraná, Rio de Janeiro, Mato Grosso e Pará.

Os vencedores irão receber os prêmios das mãos dos superintendentes regionais do Iphan dos Estados de origem dos agraciados.

Vencedores
Categoria Apoio Institucional e/ou Financeiro.

Universidade Federal do Rio Grande do Sul/RS. Resgate do Patrimônio Histórico e Cultural da UFRGS.
Pela campanha de captação de recursos, realizada por meio da mídia, junto a grandes empresas, à comunidade acadêmica e à sociedade gaúcha, com o objetivo de preservar o legado cultural representado pelos 12 prédios históricos da universidade.

Categoria Divulgação.
Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária/SP. Coleção Terra Paulista: Histórias, Arte, Costumes.
Por divulgar amplo e detalhado painel sobre a formação do Estado de São Paulo, a partir de uma metodologia própria de abordagem e sistematização da cultura regional, por meio de material de conteúdo rico e de qualidade gráfica expressiva.

Categoria Educação Patrimonial.
Universidade Federal de Mato Grosso do Sul/MS.
Educação Patrimonial no Alto Paraná, Mato Grosso do Sul:Socialização do Conhecimento Arqueológico. De autoria dos professores Emília Mariko Kashimoto e Gilson Rodolfo Martins, busca divulgar à população, por meio de ação educativa abrangente, o conhecimento sobre o legado arqueológico do Mato Grosso do Sul, com o objetivo de preservá-lo.

Categoria Pesquisa e Inventário de Acervos.
Departamento Estadual de Arquivo Público do Paraná/PR.
Catálogo Seletivo de Documentos Referentes aos Africanos e Afrodescendentes Livres e Escravos. Pela organização do catálogo que resgata a história das populações excluídas e a diversidade populacional paranaense, resultado de um esforço de divulgação de fontes primárias públicas, especificamente da Coleção Correspondências do Governo do Paraná (1853-1931).

Categoria Preservação de Bens Móveis e Imóveis.
Conselho Nacional de Arquivos/Arquivo Nacional/RJ.
Carta para a Preservação do Patrimônio Arquivístico Digital Brasileiro - preservar para ter acesso. Aprovado em 2004, a Carta tem o objetivo de conscientizar e ampliar a discussão sobre o tema e aponta a necessidade de estabelecimento de políticas, estratégias e ações que garantam a preservação de longo prazo e o acesso contínuo aos documentos arquivísticos digitais.

Categoria Proteção do Patrimônio Natural e Arqueológico.
Zanettini Arqueologia S/S Ltda. Fronteira Ocidental.
Pelo projeto desenvolvido em Vila Bela da Santíssima Trindade/MT, que resultou na organização e publicação do extenso cadastro, realizado com grande rigor técnico e científico e focado na preservação do patrimônio arqueológico, histórico e cultural do município.

Categoria Salvaguarda de Bens de Natureza Imaterial.
Ana Vilacy Moreira Galucio, pesquisadora do Museu Paraense Emílio Goeldi/PA.
Documentos da Língua Puruborá. Pela realização do projeto de documentação científica e estudo da língua indígena Puruborá, que aborda também a necessária demarcação das terras do povo Puruborá e contribui para a salvaguarda e valorização de seus conhecimentos tradicionais.

O público interessado em prestigiar a cerimônia deverá retirar convites, no dia 07 de novembro, a partir do meio dia, na bilheteria da Sala Villa-Lobos, no Teatro Nacional Claudio Santoro.

Mais informações:
Instituto do Patrimônio Histórico Artístico Nacional (Iphan)
Coordenação-Geral de Promoção do Patrimônio Cultural - COGEPROM
Graça Mendes: (61) 3414-6245

Serviço:
Prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade
Data:
07 de novembro de 2006
Horário: 20h
Local: Sala Villa-Lobos do Teatro Nacional - Brasília
Entrada Franca.
Ingressos na Bilheteria do Teatro Nacional (3325-6239)

Assessoria de Imprensa:
Kakau Teixeira (61) 9216-1874
Kakau.teixeira@uol.com.br

 

Compartilhar
Facebook Twitter Email Linkedin