Galeria do Museu Nacional de Belas artes reabre com nova fachada

publicado em 18 de dezembro de 2006, às 15h34

 

Após mais de seis anos fechada, o Museu Nacional de Belas Artes - MNBA, no Rio de Janeiro, reabre uma de suas galerias mais importantes e mostra fachada frontal e duas cúpulas do prédio totalmente restauradas. Um amplo e rico painel da arte nacional do século 20 e dos dias de hoje é o que se descortina na Galeria de Arte Brasileira Moderna e Contemporânea, o novo mega espaço que o MNBA reabre no próximo dia 18 de dezembro. 

Antes disso, uma coletiva de imprensa com visita guiada pelos curadores do espaço será realizada no próximo dia 15 de dezembro, sexta-feira, a partir das 10h30. Alojada em mais de 1.800 m2 de área e preenchida por cerca de 170 obras do acervo do Museu em caráter permanente, a Galeria de Arte Brasileira Moderna e Contemporânea vai exibir alguns dos nomes mais expressivos da arte moderna e contemporânea, incluindo recentes doações que chegaram ao MNBA.

Disposto cronologicamente, o espaço está dividido em dois andares, abrigando pinturas, esculturas, gravuras, desenhos e instalações. E, principalmente, o deleite visual proporcionado pela exibição de obras de ícones como Goeldi, Carlos Oswald, Lasar Segall, Di Cavalcanti, Portinari, Zélia Salgado, Fayga Ostrower, Pancetti, Abraham Palatnik, Franz Weissman, chegando mais recentemente até Vanda Pimentel, Daniel Senise, Gonçalo Ivo, Rubem Ludolf, Manfredo Souzaneto, Walter Goldfarb, Luis Áquila, Sergio Fingermann, entre muitos outros significativos autores.

Depois de mais seis anos fechada ao público, a Galeria de Arte Brasileira Moderna e Contemporânea foi renovada e readequada por uma extensa reforma e agora reabre dentro de uma moderna linguagem museológica. As reformas abrangeram toda a parte elétrica, que foi refeita, uma nova iluminação, a instalação de novas câmeras de segurança e de detectores de fumaça e uma nova escada de acesso.

A curadoria associada ficou a cargo dos técnicos do MNBA Pedro Xexéo, Laura Abreu e Mariza Guimarães.

MNBA de cara nova
Desde o ano de 2003, o MNBA, um dos templos da arte do país, vem passando por intensas reformas, de acordo com a política implantada pelo Governo Federal e Ministério da Cultura.

Agora o esforço é recompensado com a reinauguração da fachada da Avenida Rio Branco e das cúpulas norte e sul, no próximo dia 18 de dezembro, 2ª feira, às 18horas.

O evento contará com a presença do Ministro da Cultura, Gilberto Gil, do presidente do Iphan, arquiteto Luiz Fernando de Almeida, do diretor do Departamento de Museus do Iphan, José do Nascimento Junior, além de dirigentes da área cultural e representantes do setor de artes visuais. 

Estas obras tiveram a participação de mais de 400 operários simultaneamente, que agregados à uma equipe de restauradores, engenheiros, arquitetos e técnicos do Museu, contribuíram para dar uma face mais renovada ao tradicional endereço da cultura no Centro do Rio, que abriga atualmente de mais de 18 mil obras de arte.
Na esteira desta realização a diretora do MNBA, museóloga Mônica Xexéo, promete que as cúpulas vão se tornar novos espaços para mostras, expandindo ainda mais os 20 mil2 de área de exposições do Museu.

Por trás deste esforço em prol da arte foi imprescindível o apoio da Petrobras, Caixa Econômica Federal, BNDES, Fundação Vitae e do Ministério da Cultura, juntamente com recursos diretos do orçamento do Governo Federal.

Este projeto, que será alargado em 2007 com o tratamento das outras fachadas do prédio do Museu, dá sequência à modernização do edifício do MNBA, iniciada em 2003, dentro da política do Ministério da Cultura e do Governo Federal. 

Prédio renovado
Detalhando o trabalho realizado, a coordenadora de arquitetura do MNBA, Giceli Portela, explica que as cúpulas tiveram um restauro minucioso em suas estruturas e argamassas. Estas áreas receberam como intervenção espacial uma laje que amplia a sua área útil, respeitando o desenho e significados originais, sendo que as lajes não tocam as paredes, como que “flutuam” nas cúpulas. Além disso, a arquiteta acrescenta que uma nova cobertura de vidro foi instalada resgatando sua função original, porém deixando aparente a estrutura da cobertura remanescente.

Contribuindo para o novo visual do MNBA, a fachada da avenida Rio Branco, a mais ornamentada do edifício do Museu, recebeu tratamento especial de restauro, realçando a preciosidade do projeto original de Adolfo Morales de Los Rios. 

Em seu novo desenho, o revestimento envelhecido pela poluição da Avenida Rio Branco ficou para trás e a mudança no visual da fachada ganhou novos ares com a limpeza e recuperação dos ornatos.

Uma outra diferença produzida pelas reformas poderá ser observada já na entrada do Museu: os famosos portões de bronze da porta principal, produzidos no início do século 20 em Hamburgo, na Alemanha, agora reluzem diante do visitante.

Todas estas obras foram supervisionadas por técnicos da 6ª SR do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan)

MNBA:  Avenida Rio Branco, 199 -  Cinelândia - Rio de Janeiro/RJ.
Tel: (21) 2240-0068.  
 
Mais informações:
Assessoria de Imprensa do MNBA
Nelson Moreira Jr.
Tel: (21) 2240-0068 r. 18.

 

Compartilhar
Facebook Twitter Email Linkedin