Curso de conservação e restauro forma alunos em Tiradentes

publicado em 14 de dezembro de 2006, às 15h51

 

Com recursos do Programa Monumenta do Ministério da Cultura será realizada dia 16 de dezembro, às 17h, no Centro Cultural Yves Alves, a cerimônia de formatura do curso de conservação e restauração de arquitetura de terra – Arquiterra. O projeto concorreu ao edital de seleção pública lançado no ano passado pelo Programa Monumenta. O valor total do projeto foi de R$ 103.486,78. O Monumenta financiou R$ 71.792,71.

O objetivo do projeto é formar mão-de-obra qualificada para trabalhar em obras de restauração e conservação de edificações que utilizem elementos e técnicas construtivas que tenham a terra como material fundamental. O projeto também visa conscientizar sobre a importância da preservação do patrimônio cultural e do saber fazer tradicional. O curso beneficiou 25 profissionais das mais diversas áreas como artesãos, pedreiros, arquitetos e engenheiros. Estes profissionais, que se beneficiaram do curso, estarão aptos para o uso das técnicas construtivas na conservação e restauração do patrimônio cultural brasileiro e serão os responsáveis pela difusão deste conhecimento entre outros trabalhadores da construção civil da região.

A cidade de Tiradentes possui significativo acervo de edifícios construídos com técnicas de arquitetura da terra, composto por exemplares da arquitetura civil e religiosa que remontam ao século XVIII e que constituem um verdadeiro “museu a céu aberto” das diversas expressões dessa arquitetura, com técnicas como o adobe, o pau-a-pique, a taipa de pilão e o moledo.

Mais Informações
Assessoria de Comunicação
Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan)
Programa Monumenta do Ministério da Cultura
Fones: (61) 3326-8907 e 3326-8014

 

Compartilhar
Facebook Twitter Email Linkedin