Encontro das equipes de obras em Diamantina e Tiradentes

publicado em 05 de dezembro de 2006, às 16h30

 

Foi iniciado na segunda-feira, dia 04, e prossegue até quinta-feira, dia 07, o Encontro das Equipes de Obras Urgentes da 13ª Superintendência Regional (MG) do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). O evento prevê uma série de palestras e debates sobre questões envolvendo o trabalho realizado pelas equipes nos dois municípios e em outras regiões do estado.

Entre os temas abordados estão aspectos sobre a formação dessas equipes em Minas Gerais, segurança no trabalho, práticas, procedimentos e soluções adotadas na restauração de monumentos históricos, obras irregulares, imunização de elementos artísticos, e vistorias em monumentos tombados.

Participam do encontro, além dos integrantes das equipes de obras, técnicos da 13ª SR/Iphan e profissionais de empresas e instituições com experiência na restauração de monumentos históricos.

Programação
O Evento foi aberto pela manhã com reunião das equipes com o superintendente do Iphan no Estado de Minas Gerais, Leonardo Barreto de Oliveira. Em seguida, foi realizada uma palestra sobre a formação das equipes de obras do Instituto no Estado de Minas Gerais, por intermédio da historiadora da superintendência regional Corina Maria Rodrigues Moreira. Na parte da tarde o tema foi Segurança no Trabalho com uma explanação de Ricardo Fleury Barcellos, do Ministério do Trabalho e Emprego.

Hoje, dia 05, o tema do encontro será as obras de restauração da Igreja de São Francisco de Assis, de Diamantina, seguida de mesa redonda sobre as soluções adotadas no trabalho, sob coordenação dos engenheiros convidados Renato Pinheiro Coury e Francisco Rolla. À tarde, será abordada a restauração da Igreja do Amparo, em Diamantina, seguida de palestra sobre Arqueologia Histórica, pelo técnico Alexandre Henrique Delforge, da 13a SR.

No dia 6, pela manhã e à tarde, os temas serão procedimentos e exemplos de restauração, por intermédio da Equipe de Obras de Tiradentes, seguidos de debates sob coordenação de José La Pastina, superintendente do Iphan do Paraná. Finaliza os trabalhos deste dia a palestra sobre Obra Irregular: Embargo Administrativo e/ou Judicial, com o procurador federal Cristiano Sales Curcio.

No dia 7, pela manhã, a professora Maria Regina Emery Quites, do Centro de Conservação e Restauração de Bens Móveis- Cecor-UFMG, fala sobre Imunização de Elementos Artísticos. A palestra seguinte é sobre a Restauração de Bens Imóveis: Planejamento e Execução, pelo arquiteto Sérgio Fagundes, da 13a SR. Na parte da tarde, a arquiteta Márcia Maria Pereira Araújo - chefe do Escritório Técnico do Iphan em São João Del Rei, fala sobre Planejamento de Vistorias em Imóveis Tombados, que será seguida de debates coordenados pelo arquiteto Ulisses Vanucci Lins, da 13a SR. O tema Acondicionamento de Bens Móveis, visando sua proteção durante obras de restauração arquitetônica, por intermédio da técnica Sônia Maria Barbosa, responsável pelo Museu Regional de Caeté, e Hercília Batista Herculano, servidora do Museu do Ouro, encerra o evento.

 

Compartilhar
Facebook Twitter Email Linkedin