Iphan realiza encontro de Comunidades Mbyá-Guarani do Brasil e da Argentina

publicado em 04 de dezembro de 2006, às 16h32

 

Iphan realiza encontro de Comunidades Mbyá-Guarani do Brasil e da Argentina. De hoje, 04/12 a quinta-feira, 07/12, o município de São Miguel das Missões (RS) sediará o I Encontro Patrimônio Cultural e Povos Indígenas: os Mbyá-Guarani e as Missões.

Promovido pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), com apoio da Fundação Nacional do Índio (FUNAI), o evento reunirá 17 comunidades Mbyá-Guarani do Brasil e da Argentina, com a presença de seu cacique-geral no Rio Grande do Sul, José Cirilo Morinico, no Sítio Arqueológico de São Miguel Arcanjo e no Centro de Tradições Nativistas.

Os dois primeiros dias serão dedicados a conversas entre os índios Guarani, concluindo-se o Encontro com a reunião dos dias 06 e 07, quando todos debaterão ações de salvaguarda e a elaboração de políticas públicas para as culturas indígenas.

Desde 2004, equipe de antropólogos da Ufrgs, contratada pelo Iphan e coordenada pelo professor José Otávio Catafesto de Souza da universidade, vem realizando, em parceria com os índios Guarani, o Inventário Nacional de Referências Culturais (INRC) junto a comunidades Mbyá dos municípios de São Miguel das Missões, Caibaté, Palmares do Sul, Salto do Jacuí, São Luiz Gonzaga e Porto Alegre.

O INRC é uma metodologia utilizada pelo Iphan para documentar aspectos da vida social que podem ser considerados referências de identidade para um grupo ou uma comunidade. Ao lado do Registro de Bens de Natureza Imaterial, ele foi instituído em agosto de 2000 pelo decreto-lei nº. 3.551, que viabiliza projetos de identificação, reconhecimento, salvaguarda e promoção da dimensão imaterial do patrimônio cultural.

O decreto-lei foi a consolidação de uma discussão tão antiga quanto o próprio órgão federal responsável pelo trabalho de preservação. Já em 1936, o então ministro da Educação e Saúde, Gustavo Capanema encomendou ao escritor e etnólogo Mário de Andrade a elaboração de um anteprojeto para criação de um serviço de proteção do patrimônio nacional. Mário esboçou as primeiras preocupações com a preservação de saberes e modos de fazer de diferentes grupos sociais.

Além do Inventário com a Comunidade Mbyá-Guarani, no Rio Grande do Sul, o Iphan está realizando 24 outras experiências em todo o país. E conta com sete inventários já concluídos, como o do Círio de Nossa Senhora de Nazaré, no Pará, o do Ofício das Baianas de Acarajé, na Bahia e o do Bumba-meu-Boi, no Maranhão. Entre inventários concluídos e em andamentos são 32 INRC’s por todo o Brasil, desde a instituição do decreto-lei nº. 3.551.

Comparecerão ao evento, Ricardo Lima, da Secretaria da Identidade e Diversidade Cultural do Ministério da Cultura (Minc); José Ferrarese (Funai); José Otávio Catafesto de Souza (Ufrgs);  Ana Gita de Oliveira e Teresa Chaves, do Departamento de Patrimônio Imaterial (DPI) do Iphan e Ana Lucia Meira, superintendente do Iphan no Rio Grande do Sul e sua equipe do Escritório Técnico de Missões.

Mais informações:
Willians Fausto
Mtb 47487
Escritório Técnico Missões
(55) 3381-1399 e  3381-1291

Informações:
Candice Ballester - Escritório Técnico do Iphan em São Miguel das Missões
Ana Lucia Meira - Superintendente Regional do Iphan no Rio Grande do Sul
José Cirilo Morinico – Cacique-geral Mbyá-Guaran
Floriano Romeu – Cacique aldeia Tekoá Koenju – São Miguel das Missões
José Otavio Catafesto de Souza – Antropólogo da Ufrgs, coordenador do Inventário
Beatriz Muniz Freire – Coordenação técnica do Inventário no Iphan

Compartilhar
Facebook Twitter Email Linkedin