Iphan lança obra de revitalização do Centro Histórico de Laguna (SC)

publicado em 26 de janeiro de 2007, às 13h10

 

O presidente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), Luiz Fernando de Almeida, estará em Laguna (SC) no próximo dia 1° de fevereiro para o lançamento da obra de revitalização da orla do Centro Histórico do município. A obra terá um investimento de R$ 600 mil do Iphan.

Em sua primeira visita ao município catarinense, o dirigente da autarquia do Ministério da Cultura também irá conhecer a extensão da área proposta para ser o futuro Parque Arqueológico do Sul.

No roteiro, que será feito de helicóptero, está previsto também um sobrevôo pela região do Caminho das Tropas no Planalto Catarinense. Luiz Fernando de Almeida também fará vistoria na obra de restauro do prédio da União Operária – o mais antigo clube da cidade.

O convite foi feito no dia 24/01, pelo prefeito Célio Antônio que esteve reunido na sede do Instituto com o diretor do Departamento do Patrimônio Material e Fiscalização – DEPAM, Dalmo Vieira Filho.

O projeto do Centro Histórico foi contratado com recursos da Prefeitura e custou R$ 35 mil. Para o prefeito, “a qualificação do Centro Histórico é importante como atrativo turístico e para a mudança do perfil urbano da cidade.”

Parque Arqueológico do Sul
A criação do Parque, proposta desenvolvida pela superintendência do Iphan em Santa Catarina, tem como objetivo a proteção e a valorização de uma faixa de cerca de 50 quilômetros do litoral catarinense, entre os municípios de Laguna e Araranguá, onde estão localizados os maiores sítios arqueológicos do tipo sambaqui do mundo. Sambaquis são depósitos humanos de materiais orgânicos, calcários, (conchas, restos alimentares, ossadas), empilhados ao longo do tempo. A paisagem local é caracterizada por uma sequência de lagoas, cordões de dunas, restingas e praias desertas.

A proposição de tombamento da área deverá ser levada ao Conselho Consultivo do Patrimônio Histórico do Iphan ainda no primeiro semestre do ano e pretende-se que o Parque Arqueológico do Sul seja reconhecido pela Unesco como patrimônio mundial.

Caminho das Tropas
O Caminho das Tropas era o roteiro percorrido pelos tropeiros que conduziam o gado do Rio Grande do Sul a São Paulo. Hoje, os maiores remanescentes da estrada demarcada por muros de taipa de pedra estão localizados na região de Lages, no Planalto Catarinense. Um estudo da regional do Iphan para o tombamento de parte dos caminhos também deve ser encaminhado ao Conselho do Iphan em 2007.

Conselho Consultivo
O Conselho é coordenado pelo presidente do Instituto, Luiz Fernando de Almeida, e é composto por 18 membros da sociedade civil em áreas afins do Instituto, como antropólogos, museólogos, arquitetos, urbanistas e historiadores.

Também compõe o Conselho um representante do Instituto dos Arquitetos do Brasil (IAB), do Icomos - Conselho Internacional de Monumentos e Sítios Históricos, do Museu Nacional e do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis - Ibama.

Mais Informações:
Assessoria de Comunicação
Programa Monumenta
Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan)
Tels: (61) 3326-8907 / 3326-8014

 

Compartilhar
Facebook Twitter Email Linkedin