Iphan e prefeituras protegem patrimônio no Carnaval pernambucano

publicado em 16 de fevereiro de 2007, às 15h28

 

O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e as prefeituras locais vão instalar mais de 3.800 m2 de tapumes nos Centros Históricos de Olinda e Recife, neste Carnaval. O objetivo da ação que ocorre há cinco anos, é o de proteger os 69 monumentos históricos localizados em áreas de concentração de foliões. 

Em Olinda serão cercados a Capela de São Pedro Advíncula, as bicas de São Pedro e Quatro Cantos, a casa 28 da Rua do Amparo, o Cruzeiro de São Francisco, as igrejas da Sé, Amparo, Bonfim, Carmo, e, pela primeira vez, a Igreja de São Pedro, além de praças e do canteiro central do Carmo.

Nos bairros do Recife Antigo, São José e Santo Antônio serão protegidos 39 imóveis.
Em Goiana, Zona da Mata Norte de Pernambuco, além do cruzeiro do Carmo, nove prédios serão protegidos. Já em Igarassu, no Grande Recife, a Guarda Municipal será responsável pela fiscalização do Patrimônio, uma vez que as festividades carnavalescas oficiais foram transferidas para fora do sítio histórico tombado.

Segundo Fernanda Gusmão, chefe da Divisão Técnica da Superintendência Regional do Iphan em Pernambuco informa que essas medidas são preventivas e uma forma de reduzir a possibilidade do dano ao patrimônio.

A organização dos trabalhos para proteção dos imóveis tombados teve início em dezembro de 2006, quando o Iphan entrou em contato com as prefeituras locais. Depois que as mesmas enviaram seus projetos para o Carnaval de 2007, iniciou-se a negociação entre o Instituto e os municípios para determinar o número de edificações a serem protegidas.

Conforme o estabelecido entre as prefeituras e o Iphan no Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), caso os municípios não cumpram as recomendações ajustadas serão cobradas multas por imóvel desprotegido.

A superintendência do Instituto realiza vistorias nas quatro cidades históricas, antes e depois do Carnaval, para verificar a ocorrência de danos ao patrimônio.

Mais Informações:
Assessoria de Comunicação
Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan)
Programa Monumenta do Ministério da Cultura
Fones: (61) 3326-8907 e 3326-8014 

Compartilhar
Facebook Twitter Email Linkedin