Casa do Patrimônio Vale do Ribeira promove Oficina de pintura a cal

publicada em 23 de setembro de 2014, às 16h45

 

O ciclo da Cal e exemplos de sua utilização em diversas partes do mundo serão temas abordados em Oficina que acontece na próxima quinta-feira, 25 de setembro, na Casa do Patrimônio Vale do Ribeira, em São Paulo.

O objetivo é ampliar e difundir o conhecimento desta técnica que, hidratada na pintura, é uma alternativa de fácil aplicação, ótimo acabamento e relação custo-benefício, sendo recomendada em alvenarias históricas por garantir a “respiração” das paredes, além de ser usada em áreas sujeitas à elevada umidade.  Por ser um produto alcalino, a cal exerce ação no combate a fungos, germes e bactérias, o que ameniza a formação de manchas causadas por infiltrações e a deterioração precoce dos revestimentos.

Destinada profissionais da construção, técnicos em edificação, agentes difusores do patrimônio histórico, bem como aos envolvidos na proteção do patrimônio histórico, a Oficina será ministrada pelo conservador e restaurador Toninho Sarasá, com monitoria de Adriano Augusto Rocha.

Com início às 9h da manhã, a Oficina trará a teoria sobre o ciclo da cal, exemplos de sua empregabilidade, processos de tratamento e “cura” e uso de corantes. A atividade se encerra às 18h com uma aula prática na Igreja de São Benedito, onde se ensinará a queima e pigmentação com materiais inorgânicos e uma criação de paleta de cores.

As inscrições gratuitas podem ser feitas pelo telefone (13)3841-5503 ou diretamente na Casa do Patrimônio do Vale do Ribeira, rua 15 de Novembro, 218 - Centro Histórico de Iguape. A Casa do Patrimônio Vale do Ribeira é uma parceria entre o Iphan em São Paulo e a Prefeitura de Iguape.

Compartilhar
Facebook Twitter Email Linkedin