Iphan tomba Casa de Vidro de Lina Bo Bardi e registra o Frevo como Patrimônio Imaterial

publicado em 09 de fevereiro de 2007, às 15h58

 

O Conselho Consultivo do Patrimônio Cultural, reunido na tarde dessa sexta-feira, dia 09 de dezembro, em Recife (PE) aprovou, por unanimidade, o pedido de registro no Livro das Formas de Expressão, como Patrimônio Imaterial, do Frevo, manifestação cultural de Pernambuco. Na assembleia, que teve início às 14h na Sacristia da Igreja de São Pedro dos Clérigos, também foi aprovada a proposta de tombamento da Casa de Vidro, sede do Instituto Lina Bo e P. M. Bardi. Os processos de tombamento e registro seguem agora para o Ministério da Cultura e somente serão finalizados com a assinatura e homologação de Gilberto Gil Moreira.

O Conselho é coordenado pelo presidente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), Luiz Fernando de Almeida, e é composto por 18 membros da sociedade civil em áreas afins do Instituto, como antropólogos, museólogos, arquitetos, urbanistas e historiadores. Também compõe o Conselho um representante do IAB (Instituto dos Arquitetos do Brasil), do Icomos (Conselho Internacional de Monumentos e Sítios Históricos), do Museu Nacional e do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis - Ibama.

O registro do Frevo como Patrimônio Imaterial marca o aniversário de cem anos dessa manifestação cultural. Foi no dia 9 de fevereiro de 1907 que a denominação "Frevo" foi publicada pela primeira vez em um jornal, "O Pequeno", em alusão a uma música do ritmo. O anúncio do registro pelo Ministro Gilberto Gil dá início a uma grande festa popular, com o Show dos 100 Anos do Frevo da Feira Música Brasil.

Feira Música Brasil
Dentro da Programação da Feira Música Brasil está prevista a realização do Show dos 100 Anos do Frevo no Marco Zero (Recife Antigo). O horário previsto para o início é às 20h, com a chegada do Arrastão puxado por Antônio Nóbrega e as agremiações de frevo, a partir do Pátio de São Pedro.

O show terá a participação de Gilberto Gil, Alceu Valença, Lenine, Geraldo Azevedo, Luiz Melodia, Elba Ramalho, Maria Rita, Ney Matogrosso, Vanessa da Mata, Nena Queiroga, Claudionor Germano e Geraldo Maia. A festa também contará com a banda A Troça, com a cena musical de Pernambuco cantando frevo: Lula Queiroga, Spok, Silvério Pessoa, Canibal, Siba, Maciel Salú, Fred 04, Ortinho, Edilza, Pedro Quental, Roger Man e outros . Mais detalhes no site – http://www.feiramusicabrasil.com.br/brasil

Mais Informações:
Assessoria de Comunicação
Programa Monumenta
Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan)
Tels: (61)  3326-8907 / 3326-8014

 

Compartilhar
Facebook Twitter Email Linkedin