Iphan e Prefeitura de São Roque firmam cooperação para revitalizar Sítio Santo Antônio

publicado em 29 de março de 2007, às 16h22

 

O superintendente regional do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), Victor Hugo Mori, e o prefeito Efaneu Nolasco Godinho assinam nesta quinta-feira, dia 29 de março, um Termo de Cooperação Técnica que visa a conservação e revitalização do patrimônio histórico, artítistico e ambiental formado pela sede e terrenos do Sítio Santo Antônio, situado no Município de São Roque (SP). O presidente do Iphan, Luiz Fernando de Almeida prestigia o evento.

O documento prevê a proteção e valorização do Sítio Santo Antônio, a execução conjunta ou isolada de projetos, ações ou atividades destinadas ao incremento da preservação do patrimônio cultural e turístico regionais. Isto se dará por intermédio da utilização, valorização e conservação do sítio, tendo em vista a melhoria de vida da população da região e o atendimento aos turistas que os visitam.

Pelo termo, estão previstos ainda a realização de pesquisas, projetos e estudos destinados à continuidade da restauração, conhecimento e valorização do conjunto arquitetônico tombado, bem como à adequação de seus espaços às atividades programadas.

São colocados à disposição da Prefeitura terrenos e edificações dos monumentos, com a finalidade de implantação de ações de estímulo à visitação e de programas de uso público. Estão previstos a realização de exposições permanentes sobre as origens e importância do conjunto tombado; a implantação de atividades, programas ou ações destinadas a fomentar, valorizar e divulgar a memória das tradições, da história e do patrimônio cultural da região, nas suas diversas áreas de competência;

O documento estabelece ainda a promoção e o controle da visitação pública, bem como da realização de eventos, estabelecendo, para tanto, estratégia e normas que serão submetidas ao Iphan. O acordo também contempla a promoção de cursos destinados à formação de monitores em educação ambiental e turismo, tendo os monumentos como referência, que atendam aos alunos da rede escolar, turistas e demais interessados;

Segundo o documento, as intervenções físicas decorrentes do uso do monumento ou relativas à sua manutenção e conservação, bem como as intervenções nos respectivos terrenos serão submetidas à prévia aprovação da Superintendência Regional do Iphan.

O prazo de vigência do Termo é de três anos, renováveis por igual período, sucessivamente, de comum acordo entre as partes

Sítio Santo Antônio
O Sítio Santo Antônio, no município de São Roque, é o que resta de uma grande propriedade rural do Século 17, pertencente ao bandeirante Fernão Paes de Barros. O conjunto constituído pela sede, por uma capela e por alguns hectares de terreno, já nas décadas de 20 e30, havia impressionado Paulo Duarte, Victor Dubugras e outros amigos do então presidente Washington Luiz, que, de lá, retirou dois tocheiros, trazendo-os para o Museu Paulista.

Mário de Andrade não ficou indiferente, arrolou o conjunto entre os primeiros bens a serem colocados sob a proteção do Iphan, no Estado de São Paulo e promoveu a sua restauração. À medida que as obras prosseguiam, ele acabou por adquirir a propriedade, para que, depois de sua morte, fosse doada à União. Mas, quando isto ocorreu, a sua família somente transferiu os prédios dentro de um pequeno terreno, 20 anos depois.

Mais tarde, Francisco Matarazzo Sobrinho, faz uma segunda doação, complementando a área de proteção aos monumentos. A importância e a beleza dos prédios e do lugar, os atos de generosidade do escritor e do industrial, angariaram outros apoios e permitiram a construção de uma casa para o zelador e uma barragem no ribeirão próximo.

Recentemente a participação da prefeitura de São Roque e da família Favalli proporcionaram uma nova ampliação da área de proteção e ainda o desvio e a pavimentação da estrada de 8 km que liga o monumento à cidade.

Mais Informações:
Assessoria de Comunicação
Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan)
Programa Monumenta do Ministério da Cultura
Fones: (61) 3326-8907 e 3326-8014 

 

Compartilhar
Facebook Twitter Email Linkedin