Iphan propõe criação de roteiro cultural bandeirista em São Paulo

publicado em 29 de março de 2007, às 16h26

 

O presidente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), Luiz Fernando de Almeida, propôs hoje, a cooperação entre o Instituto e as prefeituras de São Roque, Cotia, Carapicuíba e Embu, todas da região metropolitana de São Paulo, para a criação de um roteiro cultural bandeirista. A proposta foi feita durante a assinatura do Termo de Cooperação Técnica entre o Iphan e a Prefeitura de São Roque.

Entram neste roteiro os Sítios do Mandu e Padre Ignácio, em Cotia, o Sítio Santo Antônio de São Roque, a aldeia de Carapicuíba e o conjunto jesuítico do Embu. Segundo Luiz Fernando, todos estes locais poderão ser adaptados para abrigar programas de educação patrimonial, e reforçar sua atratibilidade por meio da melhoria de suas condições ambientais e culturais, e da adequação de sua infraestrutura.

Durante a assinatura, o prefeito de São Roque, Efaneu Nolasco Godinho, ressaltou que a revitalização do Sítio de Santo Antônio, além de reforçar a cultura local, dissemina a importância da história dos bandeirantes para o Brasil.

O Sítio Santo Antônio recebe hoje cerca de uma centena de visitantes aos finais de semana, que são recepcionados por monitoras, senhoras da terceira idade que fazem parte do Centro de Convivência do Idoso de São Roque.

O presidente do Iphan também esteve, nesta manhã, em Cotia, no Sítio do Mandu, e ratificou a cooperação entre a prefeitura da cidade e o Instituto para a manutenção e ocupação do Sítio com um programa de educação patrimonial.

A diretora do Departamento de Turismo da Secretaria de Educação, Cultura e Turismo, Cristina Oka, mostrou para o presidente do Iphan o projeto piloto de receptivo para turismo educacional que está sendo implantado no Sítio do Mandu pela prefeitura.

Compartilhar
Facebook Twitter Email Linkedin