Programa Monumenta viabiliza novo campus universitário em Laranjeiras (SE)

publicado em 27 de março de 2007, às 16h34

 

A cidade de Laranjeiras (SE) acaba de receber um novo campus da Universidade Federal de Sergipe – UFS, que vai funcionar no Quarteirão dos Trapiches, no Centro Histórico. O espaço vai ser recuperado pelo Programa Monumenta do Ministério da Cultura, que deve entregar a obra no prazo de um ano. O valor total do empreendimento é de R$ 3.658.265, dos quais o Monumenta vai investir R$ 2.835.521, com contrapartida do governo do estado.

O campus de Laranjeiras abriga cinco novos cursos de graduação: arqueologia, arquitetura e urbanismo, dança, museologia e teatro. A universidade está funcionando provisoriamente, desde o dia 22 de março de 2007, nas instalações do Centro de Atenção Integral à Criança – CAIC, localizado no Conjunto Manoel do Prado Franco, Centro. A aula inaugural do novo campus será ministrada pela Profa. Emérita da UFS, Beatriz Góis Dantas, na quarta-feira, 28 de março, no Clube Social Prefeito Antonio Carlos Franco.

A instalação do novo campus da UFS em Laranjeiras é fruto de um protocolo de cooperação entre a União, o Estado de Sergipe, o Município de Laranjeiras e a Universidade Federal de Sergipe, assinado pelo Ministro Gilberto Gil em 16 de agosto de 2006.

Núcleo histórico tombado
Fundada em 1605, a partir de um povoado no sítio Comandaroba, onde foi montado o primeiro engenho para plantio de cana-de-açúcar, Laranjeiras logo se transformou em um entreposto comercial e é a segunda aglomeração urbana mais antiga de Sergipe, após São Cristovão.

No século 19, devido à grande produção de açúcar na região e à sua consolidação como importante pólo econômico de Sergipe, o Governo regencial eleva Laranjeiras à condição de Vila. É essa época que marcou os traços do seu conjunto urbano e arquitetônico.

A indústria açucareira se desenvolve entre 1840 e 1870, chegando a contar com 70 engenhos de açúcar, o que também atrai para Laranjeiras representações de casas comerciais européias. O desenvolvimento econômico e urbano atraiu para Laranjeiras comerciantes, advogados, professores e outros intelectuais, contribuindo para um grande impulso cultural na cidade, que passou a ser conhecida como a “Atenas Sergipana”.

O Centro Histórico de Laranjeiras, que abrange 500 imóveis, foi tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) em 1996. A estrutura urbana da cidade está razoavelmente preservada em seu traçado urbano original, resultado de um padrão de colonização portuguesa.

Campus nos Trapiches
O espaço da UFS em Laranjeiras ficará situado no Quarteirão dos Trapiches, grande estrutura arquitetônica que remonta à metade do século 19, composta de sete edificações, entre elas o Trapiche Santo Antônio, antigo armazém da cidade. A fachada principal, a ser recuperada, apresenta um ritmo irregular dos vãos, quase sempre abertos em arco pleno, demonstrando diferentes épocas de construção.

O ambiente universitário terá uma área total de 3.231 metros quadrados, e abrigará salas de aula, biblioteca, e um restaurante. Os novos cursos criados pela UFS para a cidade tratam de temas referentes ao patrimônio cultural e às belas-artes. “Laranjeiras era considerada o berço cultural de Sergipe, a criação desses cursos de arte tem a ver com a orientação da cidade”, explica o diretor do campus, José Airton.

Mais Informações:
Assessoria de Comunicação
Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan)
Programa Monumenta do Ministério da Cultura
Fones: (61) 3326-8907 e 3326-8014 

Compartilhar
Facebook Twitter Email Linkedin