Uma noite no Museu: Pesquisa revela como os espectadores cariocas vêem o museu

publicado em 26 de março de 2007, às 16h42

 

Em parceria com a Fox Filmes e a Agência Nacional de Cinema (Ancine), o Departamento de Museus do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Demu/Iphan) concluiu esta semana a pesquisa de opinião realizada nos cinemas cariocas que exibiram o filme Uma Noite no Museu. A idéia é saber o que o público acha dos museus e qual a influência do filme sobre esse olhar.

A pesquisa concluiu que 41% dos espectadores vêem o museu como um local ligado à história, 22% citaram outras referências, 16% o acham ligado à cultura, 11% a uma imagem positiva, 9% negativa, e 1% não souberam responder.

Para 72% dos entrevistados, o filme Uma noite no Museu estimulou a visita a museus. Mas 27% disseram ter sido indiferente; e 1% se sentiu menos estimulado.

Em resposta se o filme contribuiu positivamente com a idéia de museu, 89% dos espectadores responderam que sim, 9% demonstraram ser indiferente e 2% disseram que colaborou de forma negativa.

Metade dos entrevistado disse ter se interessado pelo filme por causa do trailer, 26% por influência do namorado; 18% pelo assunto; 13% pelo ator; e 36% por razões diversas.

A maioria do público (79%) afirmou se interessar por museus. Os mais citados foram: Museu Nacional (20%), Museu Imperial (34%), museus internacionais (37%), Museu de Arte Moderna (24%), Museu Nacional de Belas Artes (14%), Museu Histórico Nacional (18%), Museu do Índio (7%), Museu da República (5%). 42% mencionaram outros museus e 28% não citaram nenhum museu.

A pesquisa também revelou que 76% assistiram ao filme acompanhados da família, 11% do namorado, 8% dos amigos e 5% foram com o professor e amigos da escola.

O filme
Uma Noite no Museu (108 min) é uma aventura cômica. Na trama do filme, um segurança sonhador (Ben Stiller) aceita trabalhar no turno da madrugada no Museu de História Natural de Nova York.

Durante seu trabalho, porém, coisas estranhas começam a acontecer maias, gladiadores romanos e cowboys saem de suas maquetes e travam batalhas épicas. Em sua busca por fogo, um neandertal queima sua vitrine; Átila, O Huno começa a pilhar a sua ala do museu e um Tiranossauro lembra, a todos, os motivos pelos quais ele é considerado o maior predador de todos os tempos. Em meio ao caos, a única pessoa que pode ajudar o segurança é a figura de cera do presidente Teddy Roosevelt (Robin Williams), que como os demais também ganhou vida.

Dirigido por Shawn Levy (A Pantera Cor-de-Rosa) e com Ben Stiller, Robin Williams, Steve Coogan, Dick Van Dyke, Mickey Rooney e Owen Wilson no elenco.

 

Compartilhar
Facebook Twitter Email Linkedin