Madeira apreendida se torna material para restauro de prédios históricos em SC

publicado em 20 de março de 2007, às 16h50

 

O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) acaba de adquirir 16 metros cúbicos de pinheiro brasileiro apreendido pela polícia militar ambiental no estado de Santa Catarina. A madeira será usada em obras de restauração da Igreja São Judas Tadeu, no município de Vargem e de uma casa de tradição polonesa em Canoinhas.

É a primeira vez que se destina madeiramento apreendido no estado para restauração do patrimônio histórico por intervenção do Iphan. A negociação do material foi feita pelo superintendente de Santa Catarina, Ulisses Munarim, direto com o Ministério Público Estadual em Lages, que fez a sugestão de destinação da madeira. Os monumentos das cidades de Vargem e de Canoinhas foram escolhidos para restauro pela urgência do seu estado de conservação e pela compatibilidade da madeira apreendida.

Segundo Ulisses Munarim, a madeira é um dos componentes mais caros utilizados nas obras de restauração. “Os imóveis históricos eram construídos com madeira-de-lei, que é dura, rija e mais durável, ela permite que as edificações resistam por décadas”.

Ele enfatiza que as obras de restauro devem seguir à risca o projeto original, sob pena de total descaracterização e perda da memória que esses monumentos guardam.

Mais Informações:
Assessoria de Comunicação
Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan)
Programa Monumenta do Ministério da Cultura
Fones: (61) 3326-8907 e 3326-8014 

 

Compartilhar
Facebook Twitter Email Linkedin