Iphan assina convênio com a Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul

publicado em 20 de março de 2007, às 16h53

 

O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e a Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul (FCMS) assinaram hoje, 19 de março, um termo de cooperação técnica, com o objetivo de preservar o patrimônio cultural sul-mato-grossense e de fomentar a produção cultural, a pesquisa e a integração entre cultura e educação naquele estado.

“Essa parceria envolve a cooperação de inteligências, experiências e a vontade de unir os esforços para realizar ações que são comuns, tanto ao Iphan quanto à Fundação de Cultura”, afirma Américo Calheiros, presidente da FCMS. Segundo o termo de cooperação, essas ações compreendem atividades voltadas ao inventário e à conservação de bens culturais materiais e imateriais; pesquisas e levantamentos cadastrais, históricos, fotográficos necessários à execução do projeto de pesquisa; fomento e apoio a pesquisas e conservação dos acervos documentais e iconográficos considerados de interesse para o Estado, além da implementação de atividades conjuntas voltadas às áreas de museologia e arquivologia.

“A intenção de firmar esse convênio vem de longa data. Ela demonstra que a realização de ações efetivas não depende apenas de dinheiro, mas de parcerias, sensibilidade e comprometimento”, diz Maria Margareth Escobar, superintendente regional do Iphan.

O termo de cooperação tem vigência de quatro anos. Segundo ele, a Fundação de Cultura e o Iphan vão definir em conjunto, reunir esforços para fazer cumprir as ações e diretrizes, fiscalizar a execução das ações e incentivar a criação e ampliação de novas ações na área de preservação e conservação da memória cultural. Ambos também pretendem favorecer e estimular a participação de vários segmentos da sociedade em seus projetos, tais como universidades, prefeituras, secretarias de estado, empresas privadas, entre outros. 

Mais Informações:
Assessoria de Comunicação
Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan)
Programa Monumenta do Ministério da Cultura
Fones: (61) 3326-8907 e 3326-8014 

 

Compartilhar
Facebook Twitter Email Linkedin