Iphan consegue retirada de outdoors de Brasília

publicado em 16 de março de 2007, às 16h57

 

Após um longo trabalho junto ao Governo do Distrito Federal, o Iphan, por meio de sua superintendência no DF, está conseguindo acabar com a poluição visual em Brasília. A retirada dos outdoors do Plano Piloto já foi iniciada e deverá ser concluída no prazo de 30 dias. O próprio governador do Distrito Federal, José Roberto Arruda, deu o exemplo e retirou no dia 15 de março o banner com a foto de Juscelino Kubitschek, exposto no anexo do Palácio do Buriti.

O superintendente do Iphan em Brasília, Alfredo Gastal, lembra que a cidade além de tombada, teve o privilégio de ser reconhecida pela Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura - Unesco, como Patrimônio Mundial e Cultural da Humanidade.

De acordo com Gastal, o Iphan iniciou a luta contra a poluição visual no Plano Piloto no começo de 2006, tendo inclusive notificado até mesmo ministérios que insistiam em colocar publicidade em suas fachadas. Ao todo, deverão ser retirados mais de 300 outdoors de Brasília.

"Minha postura em relação aos outdoors sempre foi radical: toda propaganda externa na área tombada tem que ser proibida", afirmou Gastal. Segundo ele, apesar da legislação sobre publicidades no DF ser “extremamente fraca e permissiva”, o trabalho do Iphan junto ao Governo do DF foi fundamental para se acabar com a poluição visual.

Mais Informações:
Assessoria de Comunicação
Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan)
Programa Monumenta do Ministério da Cultura
Fones: (61) 3326-8907 e 3326-8014

 

Compartilhar
Facebook Twitter Email Linkedin