NOTA DE ESCLARECIMENTO – Remoção do Chafariz do Alto da Cruz, em Ouro Preto

publicado em 16 de março de 2007, às 16h59

 

Com relação à remoção do Chafariz do Alto da Cruz, em Ouro Preto, para o Museu da Inconfidência, e sua substituição por uma réplica, como propôs a Prefeitura, o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), por meio de sua Superintendência de Minas Gerais, esclarece que:

1. Consultado pela Prefeitura de Ouro Preto, o Iphan solicitou que nenhuma medida seja tomada até que sejam realizados os necessários estudos, que irão indicar ou não a necessidade da medida.

2. Também é importante que a comunidade, zelosa com relação à preservação de sua memória, seja devidamente preparada para eventuais medidas, a fim de se evitar sentimento de insegurança com relação ao seu propósito e comoção pública devido à desinformação.

3. Com relação à confecção de réplica, independente da remoção ou não do original, nada há que impeça a sua realização, e pode ser entendida como benéfica, desde que bem executada.

4. Dessa forma, a operação de remoção do referido chafariz, inicialmente marcada para o próximo dia 19, não será realizada, como acertado com a Prefeitura de Ouro Preto. Deve ser avaliada a conveniência de se adotar essa medida, bem como alternativas viáveis para a preservação dessa importante obra.

5. O Iphan informa ainda que empreenderá esforços, juntamente com a Prefeitura de Ouro Preto, para garantir a preservação do bem, integrante do patrimônio cultural brasileiro.

Leonardo Barreto de Oliveira
Superintendente Regional do Iphan em Minas Gerais

 

Compartilhar
Facebook Twitter Email Linkedin