Obra de Picasso é restaurada pelo Museu Nacional de Belas Artes

publicado em 02 de março de 2007, às 16h39

 

Foi restaurada pelo Museu Nacional de Belas Artes – MNBA uma serigrafia sobre seda do artista Pablo Picasso. Datada de 1950, a obra, de 88 x 84 cm, assinada pelo pintor espanhol não possui título e levou 16 meses para ser recuperada. Mônica Xexéo, diretora do MNBA, foi pessoalmente a São Luis no início de fevereiro entregar a peça ao Museu Histórico e Artístico do Maranhão - MAHM.

De acordo com a coordenadora da restauração do Museu Nacional de Belas Artes, Nancy de Castro Nunes, o quadro chegou ao MNBA para a restauração manchado, rasgado e comido por insetos. A equipe, composta por três técnicos, desinfetou, lavou, clareou, remendou, retocou e colocou uma proteção no mesmo. “Foi um desafio, somos restauradores de papel e a obra é em seda. Foi muito trabalhoso”, afirma Nancy.

Segundo a diretora de MAHM, Leni Oliveira, a serigrafia teria sido um presente do jornalista Assis Chateaubriand, que foi senador pelo Maranhão, junto com outras peças de sua coleção. A serigrafia de Picasso chegou ao estado já danificada e ficou exposta no Museu de Artes Visuais de São Luis.

Para Leni Oliveira, receber a obra restaurada “foi como a realização de um sonho, graças a um trabalho delicado e minucioso. Fizemos uma solenidade para receber a peça. Foi uma festa. Temos que mostrar a importância de possuir a obra do Picasso aqui no Maranhão”.

Leni ressalta ainda que a idéia é fazer uma semana com uma programação voltada a Pablo Picasso, no meio do ano, com palestras e filmes sobre a vida e toda a obra do artista. Por motivos de segurança, a peça ainda não voltou ao Museu de Artes Visuais, e está exposta no Museu Histórico e Artístico do Maranhão.

O Artista
Pablo Picasso, nascido em 1881, na cidade de Málaga, na Espanha, é considerado um dos maiores artistas do Século 20. Aos 12 anos, Picasso já começa seu trabalho artístico sob orientação do pai e depois da Segunda Guerra, ele se dedica também à escultura, à gravação e à cerâmica. Foi ele quem deu início a revolução artística Cubista com o quadro "Les Demoiselles d’Avignon", em 1907. Em seus 92 anos ele realizou mais de 22 mil obras de arte com temas e estilos diferentes entre pinturas, cerâmicas, esculturas, litografias, mosaicos.

 

Compartilhar
Facebook Twitter Email Linkedin