Iphan firma acordo de cooperação com o Governo do Paraguai na área de preservação patrimonial

publicado em 19 de abril de 2007, às 13h19

 

O Ministério da Cultura firmou um Acordo Básico de Cooperação Educacional, Científica e Cultural com o Paraguai em março deste ano, em que prevê a instalação de um Programa Executivo Cultural para os anos de 2007 a 2009. Segundo o Termo assinado, o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) vai dar apoio ao país vizinho com assistência técnica na gestão de arquivos e documentos, além de viabilizar e promover a capacitação de profissionais em conservação patrimonial e museologia.

Esse intercâmbio na área de patrimônio cultural com países fronteiriços é resultado do trabalho da assessoria internacional ligada à presidência do Iphan. O setor foi reestruturado desde fevereiro deste ano, com o objetivo de socializar o conhecimento acumulado pelo Iphan ao longo dos 70 anos de experiência na área de preservação cultural, priorizando inicialmente os países do Mercosul e, em seguida, os da América do Sul e aqueles de língua portuguesa.

Assim como o Instituto foi o pioneiro em políticas patrimoniais na América Latina, a política de salvaguarda do patrimônio imaterial brasileiro é referência no continente, como explicam documentos do Centro Regional para Salvaguarda do Patrimônio Cultural Imaterial – CRESPIAL. Segundo o órgão latino-americano, o Brasil é o único país latino que possui uma política pública institucional que prevê, integralmente, a preservação do seu patrimônio cultural imaterial.

Conservação de arquivos
Após uma visita técnica a Assunção, no Paraguai, nos dias 07 a 11 de abril, a assessoria internacional do Iphan delimitou as áreas em que prestará assistência, segundo as principais necessidades do país em gestão patrimonial. Será trabalhada a conservação de acervos museológicos e documentos, desde a preservação do edifício que guarda os arquivos.

O Iphan, em parceria com a Biblioteca Nacional, vai desenvolver ações de preservação dos documentos que descrevem a conformação do Estado paraguaio, que se encontram no Arquivo Nacional do país. Entre eles, há um grande número no idioma Guarani, importantes para o registro da evolução do vocabulário indígena.

A Biblioteca Nacional vai realizar o trabalho de microfilmagem dos acervos do Arquivo Nacional e da Biblioteca Nacional do Paraguai. Dois técnicos de lá receberão bolsa de estágio no Brasil.

Reestruturação
O Museu Nacional de Belas Artes do Paraguai, que guarda esculturas em madeira de origem jesuítica e uma coleção de moedas do herói nacional Francisco Solano Lopes, vai receber apoio na aquisição de uma sede própria, além de treinamento de guias em idiomas estrangeiros e de arquivistas. Já o Museu Bernardino Caballero, que trata da Guerra do Paraguai, terá seu acervo reorganizado e ampliado.

Na área de restauro, o Acordo prevê a recuperação da Casa da Independência, um dos poucos edifícios remanescentes do período colonial. A residência, datada de 1789, foi utilizada pelos patriotas para conspirar pela independência do país. Quando o Governo adquiriu a casa, em 1843, um trecho de sua construção foi demolida.

Profissionalização em patrimônio
Desde sua criação, em 1937, o Iphan promove ações de capacitação profissional para trabalho na área de preservação do patrimônio brasileiro. Para isso, a instituição ajudou a formatar e implementar cursos especializados em algumas Universidades Federais, que vem ao longo do tempo apoiando financeiramente. O Instituto também promove oficinas-escola em todo o território nacional e oferece o Programa de Especialização em Patrimônio – PEP, que dá oportunidade para que recém-formados trabalhem no setor.

Essa experiência acumulada ao longo de 70 anos de prática institucional agora pode ser compartilhada com o Paraguai. Serão capacitados profissionais de todos os órgãos paraguaios contemplados no termo de cooperação, seja para conservação e restauro de documentos, catalogação de livros antigos, ou área de museologia.

Mais Informações:
Assessoria de Comunicação
Programa Monumenta
Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan)
Tels: (61) 33268907 / 33268014

 

Compartilhar
Facebook Twitter Email Linkedin