Iphan descobre antigo piso na Praça do Mercado de Diamantina

publicado em 19 de abril de 2007, às 13h26

 

Foram encontrados, durante escavações realizadas no subsolo da Praça Barão de Guaicuí, ou Praça do Mercado Velho de Diamantina (MG), uma grande parte do antigo piso original em “pé-de-moleque”, uma extensa galeria de águas pluviais em pedra sabão e ainda bicames de madeira (calhas e encanamentos). 

O achado é conseqüência dos trabalhos de monitoramento arqueológico realizados através de parceria entre o Iphan, o Programa Monumenta (Ministério da Cultura) e a Prefeitura de Diamantina, durante a realização de projeto urbanístico no local. O projeto prevê a criação de espaço aberto a eventos culturais e a instalação de novo piso.

Esta é a segunda vez, nos últimos meses, que são encontrados remanescentes de antigas instalações hidráulicas na cidade, de grande importância para a realização de estudos e o conhecimento de aspectos de sua urbanização e história. Estes e futuros achados serão registrados e protegidos antes que sejam novamente soterrados para urbanização da praça.

Os trabalhos estão sendo realizados sob a supervisão do Iphan, através do setor de arqueologia da Superintendência Regional de Minas Gerais, em Belo Horizonte, e do acompanhamento diário do Escritório Técnico do órgão em Diamantina, além da contratação de pessoal especializado pela Prefeitura do Município. A expectativa é de que ainda sejam feitas novas descobertas.

Compartilhar
Facebook Twitter Email Linkedin