UNESCO aceita candidatura da Praça de São Francisco em São Cristóvão como patrimônio da humanidade

publicado em 13 de abril de 2007, às 14h01

 

O presidente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), Luiz Fernando de Almeida, enviou correspondência ao governador de Sergipe, Marcelo Déda, e ao prefeito de São Cristóvão, José Correa Santos Neto, anunciando oficialmente que o WHC - Centro do Patrimônio Mundial da UNESCO aceitou a candidatura da Praça de São Francisco para compor a Lista do Patrimônio Mundial. Em audiência na sede do Instituto, em Brasília, na segunda-feira, 09 de abril, Luiz Fernando de Almeida e Marcelo Déda já acertaram ações e estratégias para tornar a primeira capital de Sergipe, São Cristóvão, que fica distante 23 quilômetros de Aracaju, em patrimônio cultural da humanidade.

A iniciativa da proposição de inscrição foi do Governo do Estado, com o apoio técnico do Iphan, por meio da Superintendência de Sergipe, e da prefeitura local. O Programa Monumenta do Ministério da Cultura, cujo coordenador nacional é Luiz Fernando de Almeida, já investiu mais de R$ 770 mil na requalificação da praça e na restauração dos elementos artísticos do Convento Santa Cruz.

Para a inclusão da Praça de São Francisco e das construções a sua volta na lista é necessário que o Conselho Internacional de Monumentos e Sítio (ICOMOS) faça uma visita para avaliar a importância do local. É preciso ainda que elabore um relatório técnico sobre as condições da praça, seu nível de preservação, proteção e sua representação para o patrimônio mundial.

Após a visita de representantes do Conselho, o relatório será encaminhado ao Bureau do Patrimônio Mundial que avalia a candidatura, e faz a recomendação da inscrição da praça na Lista de Patrimônio Mundial ou requisita novas informações sobre o local. A adequação do município às exigências da UNESCO, segundo acertado entre o presidente do Instituto e o governador de Sergipe, será detalhada em reunião em Aracaju, ainda sem data prevista. Na agenda estão incluídas a restauração e a revitalização do patrimônio arquitetônico do município.

Tombamentos
Os primeiros tombamentos em São Cristóvão ocorreram entre os anos de 1941/44 e protegeram monumentos isolados. O conjunto arquitetônico e urbanístico do Centro Histórico foi tombado em 1967. São dez os bens tombados individualmente:
1. Praça de São Francisco 
2. Igreja e Convento Santa Cruz - Convento São Francisco
3. Igreja Matriz de Nossa Senhora das Vitórias
4. Sobrado à Rua Getúlio Vargas S/N – Restaurante Solar do Parati
5. Igreja e Convento de Nossa Senhora do Carmo
6. Sobrado à Rua Messias Prado N°20 – Restaurante do Japonês
7. Igreja de Nossa Senhora do Amparo
8. Antiga Ouvidoria – Futura sede do Iphan
9. Antiga Santa Casa de Misericórdia – Lar Imaculada Conceição
10. Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos

Os tombamentos, a regulamentação das áreas tombadas e de entorno, os registros, inventários e planos são os instrumentos utilizados pelo Iphan para preservar o patrimônio cultural e artístico brasileiro.

Todas essas ações são executadas a partir de um diagnóstico prévio de avaliação do patrimônio e dos aspectos que estão a ele ligado, como classificação e valoração do patrimônio. Particularmente os inventários, funcionam como instrumento de conhecimento e pesquisa, utilizados e adaptados a cada situação.

História
São Cristóvão foi fundada por Cristóvão de Barros, que chegou na região em 1589. A cidade, entretanto, sofreu sucessivas mudanças até firmar-se no local atual, em 1607, palco de lutas violentas causadas pela invasão holandesa.  Foi a primeira capital do estado de Sergipe e é a quarta cidade mais antiga do país.

Em 1657 chegam à cidade os franciscanos, que proporcionaram a São Cristóvão o mais expressivo conjunto arquitetônico remanescente da cidade, que compõe a Praça de São Francisco. Os limites da Praça são definidos pela Igreja, Convento de São Francisco e a Capela da Ordem Terceira, hoje Museu de Arte Sacra, que datam de 1693, a Santa Casa e Igreja de Misericórdia, o Palácio Provincial e o casario antigo.

Mais Informações:
Assessoria de Comunicação
Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan)
Programa Monumenta do Ministério da Cultura
Fones: (61) 3326-8907 e 3326-8014 

 

Compartilhar
Facebook Twitter Email Linkedin