Museu de Folclore oferece visitação com Guia Sonoro Digital

publicado em 13 de abril de 2007, às 14h09

 

O Museu de Folclore Edison Carneiro, do Iphan, agora oferece, em sua exposição de longa duração, o Guia Sonoro Digital, sistema instalado com patrocínio da Fundação Vitae. Trata-se de um serviço especial que fornece informações sobre os temas, obras e artistas ali apresentados.

Enquanto percorre a exposição, o visitante aciona, em seu aparelho individual, depoimentos, músicas e informações diversas sobre o que está vendo, e define, do total de três horas editadas, o roteiro e a duração de sua visita.  O serviço foi implantado no ano passado, mas por problemas técnicos, necessitou de ajustes na manutenção, o que impossibilitou o seu uso regular.

A exposição conta com cerca de 1.500 objetos organizados em cinco áreas temáticas - Vida, Técnica, Religião, Festa e Arte. Ao longo dos seus três andares, o público encontra códigos numéricos junto a diversas peças e conjuntos sobre os quais poderá ouvir informações sobre a origem da produção de renda no Brasil, ou a voz de um artista falando de seu processo de criação, o folclorista Câmara Cascudo sobre a cultura brasileira e a paixão que motivou suas pesquisas, os ritmos de uma festa, os preceitos que envolvem uma cerimônia religiosa, entre tantas outras possibilidades que o convidam a perceber pelos sentidos o que é proposto no enredo da mostra.

Fruto de apurado trabalho de equipe que envolveu técnicos de diferentes áreas da casa, colaboradores e consultores, a produção do guia sonoro digital resultou numa preciosa seleção entre os documentos sonoros da Biblioteca Amadeu Amaral, que, assim como os objetos em exposição, são fruto do trabalho de pesquisa e documentação que o Centro Nacional de Folclore e Cultura Popular desenvolve há mais de 40 anos. As referências de todo o material selecionado estão disponíveis no balcão de entrada para consulta dos visitantes, como orientação para eventuais pesquisas de temas de seu interesse nos acervos institucionais.

Sonho há anos acalentado, o novo sistema representa mais um recurso que se soma à proposta do Museu de Folclore Edison Carneiro, de apresentar os objetos relacionando-os em conjunto. O conteúdo da exposição busca aproximar o visitante dos contextos em que ocorrem as diversas expressões da cultura popular brasileira, nos mais distintos cantos do país, agora um pouco mais próximos pela intimidade que a memória auditiva provoca.

A visita ao Museu é gratuita, e para fazer uso do guia sonoro é cobrada uma taxa de manutenção de R$ 5 (R$ 2,50 para estudantes e idosos).

Museu de Folclore Edison Carneiro / Centro Nacional de Folclore e Cultura Popular/ Iphan / Ministério da Cultura
Rua do Catete, 181 (metrô Catete) - Rio de Janeiro, RJ - 22.220-000

Mais informações:
Setor de Difusão Cultural
Tels.: (21) 2285-0441, 2285-0891, r. 204, 205 e 206
E-mails: difusao.folclore@iphan.gov.br
             difusaocnfcp@veloxmail.com.br

 

Compartilhar
Facebook Twitter Email Linkedin