Cerimônia de abertura da ExpoMonumenta destaca os dez anos do Programa do MinC

publicado em 12 de abril de 2007, às 14h15

 

Na cerimônia de abertura da ExpoMonumenta, ontem (11/04), à noite, o ministro Gilberto Gil falou dos dez anos de existência do Programa Monumenta, enfatizando a cooperação com o BID e a UNESCO para a sua concretização. Sublinhou ainda as parcerias que o Ministério da Cultura (MinC) estabeleceu com os 26 municípios onde o Programa atua e os estados dos quais estas cidades fazem parte. 

O ministro disse que o Monumenta “vai além do que chamamos de pedra e cal”. Segundo Gilberto Gil, a restauração e a preservação do patrimônio histórico e artístico urbano sob proteção federal são somadas a educação patrimonial, com a revitalização econômica e o estímulo à sustentabilidade e, principalmente, com o uso cultural, social e coletivo, das áreas recuperadas. “Não basta, para o Ministério da Cultura, consertar paredes e telhados. Nossa missão é devolver as áreas recuperadas à sociedade”, enfatizou em seu discurso.

Gilberto Gil acrescentou que o Monumenta é um exemplo de que o MinC está perfeitamente afinado com os esforços de todo o governo para a implementação de políticas que assegurem um crescimento econômico: “estamos preparados para fazer a nossa parte”.

O presidente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), Luiz Fernando de Almeida, afirmou que a exposição que marca a trajetória dos dez anos do programa do Ministério da Cultura. “Mais que expor os resultados de sua execução, que não deixam de estar visíveis, porque se concretizaram nestes últimos quatro anos, os resultados mostram o percurso conceitual da elaboração de uma política cultural que tem o desafio de se fazer sobre um recorte, sobre uma base territorial”.

Luiz Fernando de Almeida, que também é coordenador nacional do Programa Monumenta, observou que, além do estabelecimento de ações inéditas, como a financiamento de imóveis privados nos centros históricos tombados, o Programa “é um exercício da transversalidade da nossa interlocução com as cidades. Pois é na cidade, ela toda um fenômeno da cultura, que se dá essa experiência”.

Em seu pronunciamento, Ana Lucia Dezolt, especialista em desenvolvimento social do BID no Brasil, destacou o caráter inédito do Monumenta, afirmando que, antes dele, não haviam políticas públicas para imóveis privados em áreas de proteção federal. “Outro grande objetivo do Monumenta é o de trazer vida, revitalizar, dar sustentabilidade econômica a autonomia aos gestores urbanos para que eles sigam investindo nos sítios históricos”.  

A participação dos municípios também foi enaltecido como a experiência mais exitosa do Programa pela coordenadoa de cultura da UNESCO, Jurema Machado. Na sua fala, ela desenhou a trajetória de existência do Monumenta, traçando as referidas fases do seu desenvolvimento. “Foi uma grande experiência para nós, em termos e novidade, métodos e processos”. 

Depois da cerimônia, ao visitar a exposição, o prefeito de Congonhas (MG), Anderson Costa Cabido, enfatizou que o Programa fez com que a cidade redescobrisse seu patrimônio, seu orgulho e o prazer de conservar e recuperar seus monumentos. “O entusiasmo se acendeu na cidade”. Congonhas é uma das 26 cidades onde o Monumenta atua.

ExpoMonumenta
A mostra, que se estende até o dia 29 no andar térreo do Palácio do Planalto, apresenta em seus 48 painéis os resultados do programa do Ministério da Cultura/Iphan, desenvolvido com financiamento do BID e em parceria com a UNESCO.

A exposição destaca a lista de prioridades de intervenção para a conservação de sítios e conjuntos históricos urbanos. Ao todo, são 26 cidades beneficiadas com 168 obras em monumentos, 150 em espaços públicos; 15 municípios apoiados na elaboração de seus Planos Diretores e de Conservação em parceira com os ministérios das Cidades e do Turismo e 929 imóveis privados selecionados para o financiamento de sua restauração.

O Programa também apoiou um total de 52 projetos de promoção de atividades econômicas em sítios históricos, bem como a formação de 34 mestres artífices em restauração, treinados no Centro Europeu de Veneza, na Itália, além de realizar seminários de capacitação para as equipes locais de gestão (prefeituras).

Foi ainda graças ao Monumenta que se implantou o Sistema de Informação para o Patrimônio (SIP) e que foram selecionados três núcleos de educação profissional – no Rio de Janeiro, em Ouro Preto e Olinda – e se completaram nove Inventários Nacionais de Bens Imóveis, totalizando cerca de cinco mil edificações inventariadas. O Programa também disponibilizou recursos para 22 iniciativas de formação e capacitação profissional em 21 cidades, beneficiando 1700 pessoas, além de promover a criação de 21 Fundos Municipais de Preservação.

A exposição itinerante do Monumenta esteve em São Francisco do Sul (SC) até o dia 11 de março. Ela foi inaugurada em Belo Horizonte (MG) no Encontro Mundial de Gerentes do BID, em maio de 2006. Já participou da 5ª Bienal de Arquitetura de Brasília, em novembro de 2006, seguindo para Pelotas e Porto Alegre (RS), onde permaneceu até 13 de fevereiro.

Serviço:
Exposição de Painéis do Programa Monumenta
Data:
12 a 29 de abril de 2007
Horário: das 9h às 18h
Local: Térreo do Palácio do Planalto

Mais Informações:
Assessoria de Comunicação
Programa Monumenta / Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan)
Tels: (61) 33263911 / 33266864 / 33268907 / 33268014

 

Compartilhar
Facebook Twitter Email Linkedin