Samba de roda na China

publicado em 21 de maio de 2007, às 15h10

 

A cultura brasileira será contemplada no primeiro Festival Internacional de Patrimônio Imaterial da China, na cidade de Chengdu. O grupo de samba de roda União Teodorense, composto de 15 artistas, vai se apresentar no evento a convite do Ministro da Cultura chinês, Sun Jiazheng. O grupo foi selecionado para representar o Brasil pela Associação dos Sambadores e Sambadeiras do Estado da Bahia e teve sua viagem apoiada pelo Governo da China, pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional e pela Prefeitura Municipal de Teodoro Sampaio.

O Festival vai se estender de 23 de maio a 10 de junho, mas o grupo brasileiro fará sua apresentação entre os dias 23 e 27 de maio, quando haverá a Reunião do Comitê Inter-governamental da Convenção para Salvaguarda do Patrimônio Cultural Imaterial da Unesco. O Comitê deve estabelecer critérios para a próxima lista do Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade, e ainda definir uma outra lista, com os bens culturais imateriais que necessitam de urgente salvaguarda. A Unesco considera o patrimônio imaterial um repositório da diversidade cultural, essencial para a identidade dos povos e das comunidades.

Samba Patrimônio da Humanidade
O samba de roda no Recôncavo Baiano foi contemplado entre as Obras-Primas do Patrimônio Oral e Imaterial da Humanidade, como eram anteriormente denominados os bens da lista mundial. A proclamação dessas obras acontece de dois em dois anos, com a escolha das candidaturas oferecidas pelos países a cargo de um júri internacional. A primeira, ocorrida em 2001, selecionou 19 bens. Em 2003, mais 28 manifestações culturais foram acrescentadas à lista, entre eles a Arte Kusiwa – Pintura corporal e Arte gráfica Wajãpi. A terceira proclamação ocorreu em 2005, quando mais 43 bens culturais foram titulados, entre os quais o samba de roda.

O samba de roda do Recôncavo Baiano foi registrado como patrimônio cultural imaterial brasileiro no Livro das Formas de Expressão no dia 5 de outubro de 2004, por decisão do Conselho Consultivo do Patrimônio Cultural. Expressão musical, coreográfica, poética e festiva das mais importantes e significativas da cultura brasileira, exerceu influência no samba carioca e até hoje é uma das referências do samba nacional.

Durante a elaboração do dossiê de registro do samba, o Iphan identificou a existência de grupos com essa modalidade de expressão artística em 21 municípios do Recôncavo Baiano: Aratuípe, Camaçari, Cabaceiras do Paraguaçu, Cachoeira, Castro Alves, Conceição do Almeida, Governador Mangabeira, Jaguaripe, Lauro de Freitas, Maragogipe, Muritiba, Salvador, Santo Amaro, São Félix, São Francisco do Conde, São Sebastião do Passe, Saubara, Simões Filho, Teodoro Sampaio, Terra Nova e Vera Cruz.

Mais Informações:
Assessoria de Comunicação
Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan)
Programa Monumenta do Ministério da Cultura
Fones: (61) 3326-8907 e 3326-8014 

Compartilhar
Facebook Twitter Email Linkedin